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Os abre-te sésamo da imaginação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro | |
dc.contributor.author | Encarnação, Marta Sofia Matos da | |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T08:30:14Z | |
dc.date.available | 2017-09-18T08:30:14Z | |
dc.date.issued | 2016-10-24 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | |
dc.description.abstract | Este relatório pretende verificar a aceitação do Maravilhoso por parte de dezanove alunos, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, inseridos numa turma do 6.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Para a aplicação do meu tema central de intervenção educativa, foi utilizada a história tradicional, previamente selecionada pela escola e recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, Ali Babá e os quarenta ladrões, adaptada por Luc Lefrort e traduzida para a língua portuguesa por António Pescada. Tenho como objetivo compreender como é que as narrativas com momentos de maravilhoso puro, através da leitura integral em contexto de sala de aula, contribuem para o desenvolvimento da imaginação, bem como da capacidade cognitiva, pessoal e emocional dos alunos que são convidados a testemunhar esteticamente esse universo protagonizado pelos heróis da imaginação. O estudo foi realizado durante a Prática de Ensino Supervisionado, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. Realizei várias estratégias de leitura e interpretação para cada um dos momentos de narrativa. As estratégias de abordagem da obra adotadas ajudaram-me a dar uma melhor entoação à história e compreensão pelos alunos, permitindo-me, ainda, um maior e melhor envolvimento de todos nos momentos prévios de preparação, interpretação e dramatização. Momentos houve, também, de reflexão sobre as leituras expressivas efetuadas, levando a turma a participar ativamente na compreensão integral da obra e no seu reconto crítico, não assumindo o papel passivo de ouvinte. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201708833 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9963 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Literatura | pt_PT |
dc.subject | Insólito | pt_PT |
dc.subject | Maravilhoso | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.title | Os abre-te sésamo da imaginação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |