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Estratégias para a gamificação de um WebSIG 3D como ferramenta de selecção de roteiros turísticos

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, José
dc.contributor.advisorFigueiredo, Mauro
dc.contributor.authorBaptista, Elina Paula da Luz
dc.date.accessioned2016-04-26T15:06:43Z
dc.date.available2016-04-26T15:06:43Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Geomática, Faculdade de Ciências e Tecnlogia, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractAtualmente a procura e disponibilização de dados e aplicações tornou-se uma necessidade. É prática, nos dias que correm, socorrermo-nos da Internet para pesquisas do mais variado leque de aplicações e informações, que possam auxiliar na realização de tarefas tais como o planeamento de roteiros e percursos turísticos. Para tal, com frequência recorremos a plataformas WebSIG como Google Maps ou Bing Maps, entre outros, para recolha de informações sobre pontos de interesse. No entanto, a disponibilização de informação é diminuta nomeadamente quando a pesquisa incide em cidades de pequena e média dimensão como a cidade de Faro. Faro, embora possua uma grande riqueza histórica, cultural e paisagística, parece não ser uma primeira escolha como destino turístico, devendo esta tendência ser revertida. Os SIG e WebSIG são sistemas largamente utilizados na gestão e planeamento turístico, devido às valências de análise, pesquisa, criação e armazenamento de dados. Se a estes sistemas alearmos estratégias de gamificação e um aumento da interatividade, com a inclusão de realidade virtual (cenários 3D), poderemos aumentar o interesse do utilizador, as probabilidades de permanência na aplicação e a motivação para o uso da mesma, uma vez que ao cativar a atenção do utilizador para o mecanismo de jogo é mais fácil transmitir informações sendo esta assimilada de forma mas rápida e inconsciente. Com presente projeto pretendeu-se identificar estratégias de gamificação, desenvolver e implementar uma aplicação WebSIG 3D gamificada para o auxílio à seleção de roteiros turísticos. Como principais características, procurou-se uma solução de compromisso que apresentasse um equilíbrio entre a representação gráfica e semântica, possibilitando ao utilizador explorar e conhecer os monumentos de maior valor da cidade, através da realização de pequenos jogos e a elaboração de roteiros personalizados.pt_PT
dc.identifier.tid201984326
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8072
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGeomáticapt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectRoteiros turísticospt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectWebSIGpt_PT
dc.titleEstratégias para a gamificação de um WebSIG 3D como ferramenta de selecção de roteiros turísticospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnlogia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Geomáticapt_PT

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