Publication
Estratégias para a gamificação de um WebSIG 3D como ferramenta de selecção de roteiros turísticos
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, José | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Mauro | |
dc.contributor.author | Baptista, Elina Paula da Luz | |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T15:06:43Z | |
dc.date.available | 2016-04-26T15:06:43Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Geomática, Faculdade de Ciências e Tecnlogia, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | Atualmente a procura e disponibilização de dados e aplicações tornou-se uma necessidade. É prática, nos dias que correm, socorrermo-nos da Internet para pesquisas do mais variado leque de aplicações e informações, que possam auxiliar na realização de tarefas tais como o planeamento de roteiros e percursos turísticos. Para tal, com frequência recorremos a plataformas WebSIG como Google Maps ou Bing Maps, entre outros, para recolha de informações sobre pontos de interesse. No entanto, a disponibilização de informação é diminuta nomeadamente quando a pesquisa incide em cidades de pequena e média dimensão como a cidade de Faro. Faro, embora possua uma grande riqueza histórica, cultural e paisagística, parece não ser uma primeira escolha como destino turístico, devendo esta tendência ser revertida. Os SIG e WebSIG são sistemas largamente utilizados na gestão e planeamento turístico, devido às valências de análise, pesquisa, criação e armazenamento de dados. Se a estes sistemas alearmos estratégias de gamificação e um aumento da interatividade, com a inclusão de realidade virtual (cenários 3D), poderemos aumentar o interesse do utilizador, as probabilidades de permanência na aplicação e a motivação para o uso da mesma, uma vez que ao cativar a atenção do utilizador para o mecanismo de jogo é mais fácil transmitir informações sendo esta assimilada de forma mas rápida e inconsciente. Com presente projeto pretendeu-se identificar estratégias de gamificação, desenvolver e implementar uma aplicação WebSIG 3D gamificada para o auxílio à seleção de roteiros turísticos. Como principais características, procurou-se uma solução de compromisso que apresentasse um equilíbrio entre a representação gráfica e semântica, possibilitando ao utilizador explorar e conhecer os monumentos de maior valor da cidade, através da realização de pequenos jogos e a elaboração de roteiros personalizados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201984326 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8072 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Geomática | pt_PT |
dc.subject | Turismo | pt_PT |
dc.subject | Roteiros turísticos | pt_PT |
dc.subject | Realidade virtual | pt_PT |
dc.subject | WebSIG | pt_PT |
dc.title | Estratégias para a gamificação de um WebSIG 3D como ferramenta de selecção de roteiros turísticos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnlogia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Geomática | pt_PT |