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A narrativa na performance de cinema ao vivo através de interatividade intocável - representação do sonho lúcido

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63997 TESE_ANA DE JESUS CAEIRO PERFEITO.pdf15.95 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de tese explora as possibilidades de compor e transmitir narrativas cinematográficas nas performances de cinema ao vivo — defendendo que é possível manipular os elementos áudio e visuais, através dos movimentos corporais dos performers/cineastas, recorrendo a sistemas de interfaces computacionais, que não necessitam do toque direto nos objetos. A investigação baseia-se numa metodologia baseada em prática artística, complementada pela framework a/r/cografia e pelos conceitos de interpretativismo e hermenêutica. Neste estudo, discute-se o conceito de cinema ao vivo desde a era do cinema mudo até à era da média-arte digital, aborda-se o papel do cineasta enquanto performer e investiga-se sobre métodos de interatividade intocável noutros géneros artísticos. Em paralelo, produz-se o artefacto de cinema ao vivo Safara — Sonho Lúcido 2020. Na primeira versão explora-se a utilização de um periférico computacional que deteta os movimentos das mãos, na segunda, incorporam-se pasaigens sonoras na obra, na terceira (final) reflete-se sobre o conceito de sonho lúcido e desenvolve-se um sistema tecnológico que permite manipular a estrutura da narrativa, assim como os elementos áudio e visuais da performance, através dos movimentos das mãos e dos dedos. Esta investigação resulta numa base concetual e tecnológica, que permite aos cineastas e performers, compor narrativas cinematográficas, apresentando uma estrutura linear, mas com interatividade e improvisação ao vivo, através de movimentos gestuais.
This thesis project explores the possibilities of composing and transmitting cinematographic narratives in live cinema performances - arguing that it is possible to manipulate audio and visual elements through the body movements of the performers/filmmakers, using computer interface systems that do not require direct touch on the objects. The research is supported by a methodology based on artistic practice, complemented by the a/r/cography framework and the concepts of interpretivism and hermeneutics. This study discusses the concept of live cinema from the era of silent films to the era of digital media art, addresses the role of the filmmaker as performer and investigates methods of untouchable interactivity in other artistic genres. In parallel, a live cinema artefact, Safara - Lucid Dream 2020, is produced. The first version explores the use of a computer peripheral that detects hand movements, the second incorporates soundscapes into the work, and the third (final) reflects on the concept of lucid dreaming and develops a technological system that allows you to manipulate the structure of the narrative, as well as the audio and visual elements of the performance, through hand and finger gestures. This research results in a conceptual and technological foundation that allows filmmakers and performers to compose cinematic narratives with a linear structure, yet with interactivity and live improvisation through gestural movements.

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Cinema ao Vivo Narrativa Cinematográfica Interatividade Intocável Performance Sonho Lúcido

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