Repository logo
 
Publication

Contextos de alfabetização do MOVA-Brasil: desenvolvimento & cidadania: intervenção comunitária e implicações no desenvolvimento local

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuintas, Helena
dc.contributor.authorPedro, Joana Marta Paraizo
dc.date.accessioned2016-04-16T10:51:36Z
dc.date.available2016-04-16T10:51:36Z
dc.date.issued2015-09-18
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractA presente investigação tem como objeto de estudo um programa brasileiro denominado MOVA-Brasil: Desenvolvimento e Cidadania (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), desenvolvido por um comité que integra, em parceria, o Instituto Paulo Freire (IPF), a Petrobras e a Federação Única de Petroleiros (FUP). Através de contextos formativos de alfabetização em intervenção comunitária, este movimento trabalha em prol da redução do analfabetismo no Brasil, do fortalecimento da cidadania e da construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos. Propusemo-nos investigar de que forma os contextos formativos de alfabetização do MOVA-Brasil, que se fundamentam na metodologia de Paulo Freire, fomentam o desenvolvimento das comunidades. Objetivámos considerar a visão institucional - do comité gestor, de coordenação técnico-pedagógica e de articulação social - mas, também, de monitores e de formandos, pelo que foram realizadas entrevistas a diversos protagonistas. O cruzamento destas informações permitiu-nos compreender o impacto do programa MOVA-Brasil tanto nos aspetos sociais como na dimensão pessoal dos formandos. Os resultados da investigação permitem concluir que através das diversas ações que são desenvolvidas pela rede de parceiros que estruturam o MOBA-BR, são alcançados os objetivos que este movimento pretende atingir. Consubstanciam-se no desenvolvimento local das comunidades, na transformação social das turmas, no do desenvolvimento pessoal dos formandos e, ainda, no empoderamento e no papel social dos adultos que frequentam as salas MOVA-Brasil.pt_PT
dc.identifier.tid201234858
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8015
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação de adultospt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectMétodos de ensinopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento localpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.titleContextos de alfabetização do MOVA-Brasil: desenvolvimento & cidadania: intervenção comunitária e implicações no desenvolvimento localpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação. Educação e Formação de Adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese mcef joana final.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: