Repository logo
 
Publication

O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorAndré, Tânia Cristina Vargas
dc.date.accessioned2016-04-18T15:51:17Z
dc.date.available2016-04-18T15:51:17Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractA avaliação é um processo complexo, mas ao mesmo tempo imprescindível, que tem acompanhado, ao longo dos tempos, o ensino. Assim sendo, o presente trabalho debruça-se sobre a importância que esta tem na educação pré-escolar, permite-nos reconhecer o que é a avaliação, os diversos métodos avaliativos que existem e a enorme importância que esta assume neste nível de ensino. A avaliação é uma ferramenta muito importante, que permite que o educador avalie a sua prática pedagógica e assim possa modifica-la, caso esta não esteja a correr da melhor forma. Permite-o analisar a evolução das crianças, as aprendizagens adquiridas pelas mesmas e por conseguinte confrontar-se com o facto de estar a atingir ou não os objetivos delineados. É imprescindível que as crianças tenham um papel ativo na avaliação, a fim de em conjunto ambos (educador e criança) se consciencializarem do que já evoluíram, do que alcançaram, das dificuldades que sentiram, dos problemas que ultrapassaram e das aprendizagens que ainda gostariam de adquirir, devendo este ser um processo contínuo, onde o processo pelo qual a criança passa é mais importante do que o resultado obtido. O portefólio surgiu assim como um instrumento de avaliação recente e inovador. As crianças têm um papel fulcral na sua organização e construção, sendo vistas como um ser competente, capaz de participar, refletir e tomar decisões no que diz respeito à avaliação das suas aprendizagens. Aqui a criança é vista como protagonista, tendo o educador um papel de orientador bastante importante. Posso ressaltar que, através do estudo realizado, constatei que, a avaliação é vista como uma ferramenta fundamental e orientadora de toda a prática educativa, sendo uma prática diária nas salas do ensino pré-escolar. Cada vez mais os educadores estão a recorrer ao portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar, pois este é um método que favorece muito a participação das crianças, no entanto é ainda pouca a formação que estes têm sobre este instrumento de avaliação, suscitando várias dúvidas, quer a nível de organização, quer a nível de conteúdos que deve conter e quer mesmo a nível do modo como deve ser feita a seleção dos trabalhos que irão compor o portefólio.pt_PT
dc.identifier.tid202136850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8024
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectPortfóliopt_PT
dc.titleO portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES Tânia André.pdf
Size:
848.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: