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O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | André, Tânia Cristina Vargas | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T15:51:17Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T15:51:17Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | A avaliação é um processo complexo, mas ao mesmo tempo imprescindível, que tem acompanhado, ao longo dos tempos, o ensino. Assim sendo, o presente trabalho debruça-se sobre a importância que esta tem na educação pré-escolar, permite-nos reconhecer o que é a avaliação, os diversos métodos avaliativos que existem e a enorme importância que esta assume neste nível de ensino. A avaliação é uma ferramenta muito importante, que permite que o educador avalie a sua prática pedagógica e assim possa modifica-la, caso esta não esteja a correr da melhor forma. Permite-o analisar a evolução das crianças, as aprendizagens adquiridas pelas mesmas e por conseguinte confrontar-se com o facto de estar a atingir ou não os objetivos delineados. É imprescindível que as crianças tenham um papel ativo na avaliação, a fim de em conjunto ambos (educador e criança) se consciencializarem do que já evoluíram, do que alcançaram, das dificuldades que sentiram, dos problemas que ultrapassaram e das aprendizagens que ainda gostariam de adquirir, devendo este ser um processo contínuo, onde o processo pelo qual a criança passa é mais importante do que o resultado obtido. O portefólio surgiu assim como um instrumento de avaliação recente e inovador. As crianças têm um papel fulcral na sua organização e construção, sendo vistas como um ser competente, capaz de participar, refletir e tomar decisões no que diz respeito à avaliação das suas aprendizagens. Aqui a criança é vista como protagonista, tendo o educador um papel de orientador bastante importante. Posso ressaltar que, através do estudo realizado, constatei que, a avaliação é vista como uma ferramenta fundamental e orientadora de toda a prática educativa, sendo uma prática diária nas salas do ensino pré-escolar. Cada vez mais os educadores estão a recorrer ao portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar, pois este é um método que favorece muito a participação das crianças, no entanto é ainda pouca a formação que estes têm sobre este instrumento de avaliação, suscitando várias dúvidas, quer a nível de organização, quer a nível de conteúdos que deve conter e quer mesmo a nível do modo como deve ser feita a seleção dos trabalhos que irão compor o portefólio. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202136850 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8024 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Portfólio | pt_PT |
dc.title | O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |