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Educação permanente e troca de saberes entre gerações: o estudo de uma comunidade rural

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Abstract(s)

Através deste estudo, procurámos identificar aspectos particulares e específicos do Projecto das Escolas Rurais do Instituto das Comunidades Educativas. O ICE é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, constituída em Julho de 1992, com sede em Setúbal. O objecto concreto foi procurar saber se as escolas do 1º ciclo/jardins-de-infância podem ser promotores de educação e formação de adultos. Desta forma, o trabalho procurou investigar até que ponto o Projecto Das Escolas Rurais, e o seu desenvolvimento, promove a troca de saberes entre gerações e também em que género de actividades isso ocorre. Por outro lado, foi possível verificar qual a importância deste convívio intergeracional para a Educação e Formação de Adultos. Igualmente o estudo procura demonstrar a importância dos estabelecimentos educativos, no estabelecer de relações constantes com o meio, contribuindo, assim, para a preservação da cultura tradicional existente nas diversas localidades. Em suma, com esta aproximação às famílias, autarquias e elementos mais velhos da comunidade, torna-se mais fácil transmitir às gerações mais novas toda a riqueza do nosso património artístico/histórico e dar um sentido diferente às questões da E.F.A.

Description

Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008

Keywords

Teses Educação de adultos Jardins de infância Escola Comunidade Dieta mediterrânica

Pedagogical Context

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