Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.21 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta dissertação é apresentado um conjunto de ferramentas de apoio técnico-pedagógico e a sua aplicação no desenvolvimento de actividades, em torno da exploração do Teatro de Marionetas, de modo a motivar os alunos para a expressão plástica, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica e, por conseguinte, promover e desenvolver os domínios afectivo, cognitivo e social.
Para conhecer a variedade das formas animadas e o modo como as podemos explorar no contexto de ensino/aprendizagem, é necessário conhecer um pouco da história, das origens da marioneta e da sua capacidade dramática. Procura-se, então, explorar os pormenores da sua construção através da história, despertando a curiosidade das crianças e promovendo experimentações, através das suas múltiplas abordagens estético-pedagógicas. Espera-se, ainda, que o aluno compreenda que a evolução da tecnologia resulta do processo histórico.
Description
Dissertação de mest., Educação Artística (Especialização em Teatro e Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009
Keywords
Teatro Marionetas Motivação Alunos Experiências Aprendizagens