Repository logo
 
Publication

Criatividade e empreendedorismo em estudantes: influência da motivação e das práticas docentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Saul
dc.contributor.advisorMorais, Maria de Fátima
dc.contributor.authorImaginário, Susana Sofia Estevam
dc.date.accessioned2018-09-17T08:31:04Z
dc.date.available2018-09-17T08:31:04Z
dc.date.issued2017-03-27
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractNuma época marcada pelo aumento da desmotivação escolar, do insucesso académico e do desemprego assume-se que a criatividade e o empreendedorismo podem ajudar a desenvolver socioeconomicamente um país. A presente investigação tem como objetivo principal analisar a influência que a motivação e as práticas docentes exercem no desenvolvimento da criatividade e do empreendedorismo dos jovens recorrendo a populações distintas. Numa primeira fase realizou-se um estudo que visava avaliar de que forma a criatividade e o empreendedorismo são influenciados pela motivação e pelas práticas docentes, recorrendo a uma amostra de alunos do ensino secundário e superior. Posteriormente procurou-se analisar o impacto de um programa de educação para o empreendedorismo implementado em escolas do território português, utilizando uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, distribuídos por grupo de intervenção e grupo de controlo, assim como identificar questões chave para o desenvolvimento e implementação de projetos de educação para o empreendedorismo, recorrendo à opinião de alunos e professores participantes. Os resultados obtidos demonstram que os alunos do ensino secundário e superior apresentam diferentes modelos explicativos das competências empreendedoras e da personalidade criativa. No primeiro caso que a motivação para a aprendizagem escolar e a personalidade criativa desempenham um papel moderador entre as práticas docentes e as competências empreendedoras, enquanto no segundo existe uma influência direta das práticas docentes, da motivação e da personalidade criativa nas competências empreendedoras. Por outro lado, observou-se que a participação no Programa Empreender na Escola potenciou o desenvolvimento das competências criativas e empreendedoras dos alunos participantes, processo favorecido pelas práticas docentes, o que nos leva a assumir que a participação neste projeto levou os professores a adotar uma metodologia de ensino mais ativa e dinâmica. Na análise das opiniões dos alunos e professores participantes verificou-se que o programa apresentava um bom enquadramento à realidade escolar e empresarial, sendo de sublinhar a importância dada às relações interpessoais estabelecidas, aspeto que deve ser mantido e fomentado em programas deste género.pt_PT
dc.identifier.tid101400098pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10811
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationMOTIVAÇÃO PARA CRIAR E EMPREENDER EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES E DAS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectMotivação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectPráticas docentespt_PT
dc.subjectEducação para o empreendedorismo.pt_PT
dc.titleCriatividade e empreendedorismo em estudantes: influência da motivação e das práticas docentespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMOTIVAÇÃO PARA CRIAR E EMPREENDER EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES E DAS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F76044%2F2011/PT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication4d6a5f9f-ac9b-4d98-a5a9-8e9a259c7dcc
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4d6a5f9f-ac9b-4d98-a5a9-8e9a259c7dcc
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologia (Psicologia da Educação)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese doutoramento - Susana Imaginário.pdf
Size:
3.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: