Publication
Criatividade e empreendedorismo em estudantes: influência da motivação e das práticas docentes
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Jesus, Saul | |
dc.contributor.advisor | Morais, Maria de Fátima | |
dc.contributor.author | Imaginário, Susana Sofia Estevam | |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T08:31:04Z | |
dc.date.available | 2018-09-17T08:31:04Z | |
dc.date.issued | 2017-03-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Numa época marcada pelo aumento da desmotivação escolar, do insucesso académico e do desemprego assume-se que a criatividade e o empreendedorismo podem ajudar a desenvolver socioeconomicamente um país. A presente investigação tem como objetivo principal analisar a influência que a motivação e as práticas docentes exercem no desenvolvimento da criatividade e do empreendedorismo dos jovens recorrendo a populações distintas. Numa primeira fase realizou-se um estudo que visava avaliar de que forma a criatividade e o empreendedorismo são influenciados pela motivação e pelas práticas docentes, recorrendo a uma amostra de alunos do ensino secundário e superior. Posteriormente procurou-se analisar o impacto de um programa de educação para o empreendedorismo implementado em escolas do território português, utilizando uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, distribuídos por grupo de intervenção e grupo de controlo, assim como identificar questões chave para o desenvolvimento e implementação de projetos de educação para o empreendedorismo, recorrendo à opinião de alunos e professores participantes. Os resultados obtidos demonstram que os alunos do ensino secundário e superior apresentam diferentes modelos explicativos das competências empreendedoras e da personalidade criativa. No primeiro caso que a motivação para a aprendizagem escolar e a personalidade criativa desempenham um papel moderador entre as práticas docentes e as competências empreendedoras, enquanto no segundo existe uma influência direta das práticas docentes, da motivação e da personalidade criativa nas competências empreendedoras. Por outro lado, observou-se que a participação no Programa Empreender na Escola potenciou o desenvolvimento das competências criativas e empreendedoras dos alunos participantes, processo favorecido pelas práticas docentes, o que nos leva a assumir que a participação neste projeto levou os professores a adotar uma metodologia de ensino mais ativa e dinâmica. Na análise das opiniões dos alunos e professores participantes verificou-se que o programa apresentava um bom enquadramento à realidade escolar e empresarial, sendo de sublinhar a importância dada às relações interpessoais estabelecidas, aspeto que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101400098 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10811 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | MOTIVAÇÃO PARA CRIAR E EMPREENDER EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES E DAS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_PT |
dc.subject | Motivação para a aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Práticas docentes | pt_PT |
dc.subject | Educação para o empreendedorismo. | pt_PT |
dc.title | Criatividade e empreendedorismo em estudantes: influência da motivação e das práticas docentes | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | MOTIVAÇÃO PARA CRIAR E EMPREENDER EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES E DAS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F76044%2F2011/PT | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 4d6a5f9f-ac9b-4d98-a5a9-8e9a259c7dcc | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4d6a5f9f-ac9b-4d98-a5a9-8e9a259c7dcc | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Doutor | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Psicologia (Psicologia da Educação) | pt_PT |