Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
142.86 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo do pressuposto defendido pela Relevance Theory, de que os processos cognitivos humanos são orientados por um mecanismo de otimização da relevância, procurando obter os máximos efeitos contextuais ao menor custo de processamento, este artigo tenta delinear a aplicação à prática pedagógica de alguns princípios da referida teoria, tendo como objetivo, o desencadear de uma reflexão individual acerca das implicações pedagógicas aqui demonstradas, nomeadamente em termos da escolha da linguagem e dos conteúdos, assim como em termos das intenções comunicativa e informativa da comunicação humana.
Description
Artigo científico
Keywords
Comunicação Teoria da comunicação Relevância Teoria da relevância Cognição Pedagogia
Citation
Santos, José (2005). Cognição e comunicação no âmbito da pedagogia – uma reflexão à luz da Relevance Theory. Revista Encontros Científicos, 1, 204-208
Publisher
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve