Publication
Charpentier: uma descoberta musical
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral | |
dc.contributor.advisor | Correia, Maria Raquel de Almeida Godinho | |
dc.contributor.author | Nascimento, Joana Filipa Lopes do | |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T13:45:11Z | |
dc.date.available | 2020-02-13T13:45:11Z | |
dc.date.issued | 2019-05-20 | |
dc.description.abstract | Este relatório de investigação foi realizado em contexto de jardim de infância, na Prática de Ensino Supervisionada correspondente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar. Desta prática emergiu a necessidade de delinear estratégias que proporcionassem um maior contacto, por parte das crianças, com a música. Partindo desta necessidade e realidade, associando a esta a importância da música erudita, foi pensado o presente estudo, que tem como título “Charpentier: uma descoberta musical”. Este estudo de carácter qualitativo tem como questão de partida “Qual o contributo da obra musical Te Deum- Prelúdio de Charpentier para o desenvolvimento de conceitos musicais em crianças de 4 e 5 anos?”. Como objetivos, apresentar a obra musical Te Deum – Prelúdio de Charpentier ao grupo de crianças e desenvolver um conjunto de atividades relacionadas com a obra, que potenciem a expressão e comunicação das mesmas. A intervenção educativa decorreu em cinco sessões com seis participantes, três do sexo feminino, três do sexo masculino. O procedimento maioritariamente utilizado foi a observação direta e ainda participante, bem como, o registo audiovisual (vídeo). Os resultados da investigação demonstraram que a obra musical possibilita uma oportunidade diversa de exploração das várias áreas de conteúdo e contribui significativamente para o desenvolvimento musical. Demonstra também que, a audição de uma música implica sempre movimento por parte de um individuo, e ainda, que a adequação da letra da música a um grupo específico beneficia a sua identificação enquanto grupo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report was performed in a kindergarten context, in the Supervised Teaching Practice corresponding to the Master's Degree in Pre-School Education. From this practice emerged the need to outline strategies that would provide greater contact by children with music. From this necessity and reality, associating to the importance of the erudite music, the present study was thought whith the title “Charpentier: a musical discovery”. This qualitative study has as a starting point “what is the contribution of the musical work Te Deum-Prelude de Charpentier for the development of musical concepts in children of 4 and 5 years?”. As objectives, present the musical work Te Deum - Prelude of Charpentier to the group of children and develop a set of activities related to the work, that enhance the expression and communication. The educational intervention took place in five sessions with six participants, three females, three males. The procedure mainly used was direct observation and participant, as well as the audiovisual record (video). The research results demonstrated that the musical work provides a diverse opportunity to explore the various content areas and contributes significantly to musical development. It also shows that listening to a song always implies movement and also that the appropriateness of the lyrics of the music to a specific group benefits their identification as a group. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202254739 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/13508 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Charpentier | pt_PT |
dc.subject | Ritmo | pt_PT |
dc.subject | Melodia | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Charpentier: uma descoberta musical | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |