Repository logo
 
Publication

Tarefas matemáticas em diferentes contextos escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAmado, Nélia
dc.contributor.authorCavaco, Luísa Isabel Gonçalves Rosa Cabrita
dc.date.accessioned2016-04-14T12:09:31Z
dc.date.available2016-04-14T12:09:31Z
dc.date.issued2015-07-28
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractNo presente relatório descrevo o meu percurso profissional desde a conclusão da licenciatura em Matemática, em 2001 até ao presente. Procuro, em simultâneo com a descrição de alguns momentos da minha caminhada, fazer uma reflexão crítica sobre o meu percurso ao longo destes 14 anos. O envolvimento, em diversas experiências e projetos, proporcionaram-me aprendizagens só possíveis através da prática. O período que decorre deste a conclusão da minha licenciatura até ao atual momento, inclui longos períodos de espera por uma colocação, à lecionação de turmas do ensino básico e secundário, nos mais variados cursos. Deste modo, o percurso percorrido até à data permitiu-me conhecer uma diversidade de contextos escolares: com alunos do ensino regular, currículos alternativos e à reeducação de adultos, neste último caso, em meio prisional. Hoje, posso afirmar que muito mais do que o conhecimento científico adquirido na formação inicial, o professor necessita de desenvolver uma diversidade de conhecimentos e competências, jamais previstas na formação académica. Na segunda parte deste relatório apresento uma experiência de ensino desenvolvida em duas turmas de Educação e Formação de Adultos em meio prisional. A seleção das tarefas, em qualquer contexto de ensino, seja numa turma de ensino regular ou de currículos alternativos, requer a sua adequação às características e ao contexto em que os alunos estão integrados. No contexto prisional o ensino/aprendizagem da matemática está sujeito a um conjunto de procedimentos, regras e estratégias muito peculiares. Respeitando as exigências associadas a este contexto específico, optei por realizar uma experiência de ensino que envolveu a resolução de problemas. Foi proposta uma sequência de problemas não diretamente relacionados com conteúdos programáticos, como estratégia para desenvolver as competências estabelecidas no Referencial de Competências-Chave (Alonso et al., 2002). A análise dos dados mostra que apesar das inúmeras dificuldades, os formandos mostraram interesse e gosto pelas atividades matemáticas apresentadas.pt_PT
dc.identifier.tid201241196
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7994
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleTarefas matemáticas em diferentes contextos escolarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tarefas matemáticas em diferentes contextos escolares.pdf
Size:
7.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: