Repository logo
 
Publication

Educação ambiental e ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico: o programa Eco-Escolas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCristiano, Maria Lurdes Santos
dc.contributor.authorSalero, Ema Carla Mendes da Conceição
dc.date.accessioned2016-04-14T13:38:04Z
dc.date.available2016-04-14T13:38:04Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino das Ciencias no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractEste relatório descreve a atividade profissional desenvolvida pela autora durante os treze anos dedicados ao ensino da Física e da Química no 3º ciclo do ensino básico. São exploradas as vertentes profissional e formativa deste percurso, numa perspetiva reflexiva e de valorização profissional e pessoal. No contexto do processo de ensino-aprendizagem são descritas as estratégias implementadas, os instrumentos pedagógicos utilizados, as modalidades de avaliação e as experiências pedagógicas vivenciadas. São apresentados exemplos ilustrativos concretos e a revisão da literatura sobre as temáticas que deu suporte às abordagens escolhidas. São descritas também as ações de formação frequentadas, analisando-as e destacando a sua relevância na aquisição de saberes e competências pedagógicas e o seu contributo para a criação de ações pedagógicas e cívicas diversificadas que promoveram o sucesso na disciplina e a formação de jovens civicamente ativos e responsáveis, capazes de um pleno exercício da cidadania democrática. Os desafios que as questões ambientais nos colocam requerem alterações profundas na nossa visão, levando ao reconhecimento da necessidade de uma atuação direta dos cidadãos, questão central na promoção da sustentabilidade. Daí a importância da educação ambiental, a qual, atualmente, é defendida como um tema transversal a ser trabalhado por todas as disciplinas do currículo. Desta forma, pretende-se apresentar estratégias de educação ambiental que foram incluídas nas aulas de Física e Química, associando a transmissão de conteúdos e a educação ambiental, através da dinamização de programas que permitiram relacionar a ciência com a tecnologia, sociedade e ambiente, vertentes primordiais da literacia científica, potenciando o conhecimento em ação e a educação para a cidadania. O programa Eco-Escolas é uma importante ferramenta ao serviço da educação ambiental que permite envolver os alunos de forma responsável, participada e democrática, na melhoria da qualidade ambiental da escola e na implementação da Agenda 21 Local. Ao longo deste trabalho serão apresentados exemplos de situações em que, através da resposta a questões e desafios lançados pelo programa Eco-Escolas, os alunos adquiriram conceitos de Física e de Química, aplicando-os num contexto real, apoiados por diferentes parcerias estabelecidas no âmbito deste programapt_PT
dc.identifier.tid202206793
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7995
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da físicapt_PT
dc.subjectEnsino da químicapt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectEcologiapt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectProgramaspt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.titleEducação ambiental e ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico: o programa Eco-Escolaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino das Ciências no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Física e Químicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rel_EmaSalero_a8763.pdf
Size:
4.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: