Publication
Educação ambiental e ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico: o programa Eco-Escolas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cristiano, Maria Lurdes Santos | |
dc.contributor.author | Salero, Ema Carla Mendes da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2016-04-14T13:38:04Z | |
dc.date.available | 2016-04-14T13:38:04Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino das Ciencias no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | Este relatório descreve a atividade profissional desenvolvida pela autora durante os treze anos dedicados ao ensino da Física e da Química no 3º ciclo do ensino básico. São exploradas as vertentes profissional e formativa deste percurso, numa perspetiva reflexiva e de valorização profissional e pessoal. No contexto do processo de ensino-aprendizagem são descritas as estratégias implementadas, os instrumentos pedagógicos utilizados, as modalidades de avaliação e as experiências pedagógicas vivenciadas. São apresentados exemplos ilustrativos concretos e a revisão da literatura sobre as temáticas que deu suporte às abordagens escolhidas. São descritas também as ações de formação frequentadas, analisando-as e destacando a sua relevância na aquisição de saberes e competências pedagógicas e o seu contributo para a criação de ações pedagógicas e cívicas diversificadas que promoveram o sucesso na disciplina e a formação de jovens civicamente ativos e responsáveis, capazes de um pleno exercício da cidadania democrática. Os desafios que as questões ambientais nos colocam requerem alterações profundas na nossa visão, levando ao reconhecimento da necessidade de uma atuação direta dos cidadãos, questão central na promoção da sustentabilidade. Daí a importância da educação ambiental, a qual, atualmente, é defendida como um tema transversal a ser trabalhado por todas as disciplinas do currículo. Desta forma, pretende-se apresentar estratégias de educação ambiental que foram incluídas nas aulas de Física e Química, associando a transmissão de conteúdos e a educação ambiental, através da dinamização de programas que permitiram relacionar a ciência com a tecnologia, sociedade e ambiente, vertentes primordiais da literacia científica, potenciando o conhecimento em ação e a educação para a cidadania. O programa Eco-Escolas é uma importante ferramenta ao serviço da educação ambiental que permite envolver os alunos de forma responsável, participada e democrática, na melhoria da qualidade ambiental da escola e na implementação da Agenda 21 Local. Ao longo deste trabalho serão apresentados exemplos de situações em que, através da resposta a questões e desafios lançados pelo programa Eco-Escolas, os alunos adquiriram conceitos de Física e de Química, aplicando-os num contexto real, apoiados por diferentes parcerias estabelecidas no âmbito deste programa | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202206793 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7995 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da física | pt_PT |
dc.subject | Ensino da química | pt_PT |
dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | Ecologia | pt_PT |
dc.subject | Escolas | pt_PT |
dc.subject | Programas | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.title | Educação ambiental e ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico: o programa Eco-Escolas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino das Ciências no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Física e Química | pt_PT |