Publication
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Fernando Ribeiro | |
dc.contributor.author | Costa, Maria Antónia Rasa Correia da | |
dc.date.accessioned | 2012-10-01T14:24:11Z | |
dc.date.available | 2012-10-01T14:24:11Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004 | por |
dc.description.abstract | O período de estágio permite o desenvolvimento do aluno no contexto pedagógico através da relação interpessoal professor/aluno e das práticas/experiências formativas. Centrando-se a aprendizagem no aluno, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações estas tornam-se formativas. Torna-se importante que a prática educativa/formativa assuma essa consciência e conduza à aquisição/desenvolvimento de competências pessoais contribuindo para o desenvolvimento do aluno enquanto pessoa. O papel do professor é fundamental no contexto da relação pedagógica, como mobilizador do desenvolvimento pessoal do aluno, ajudando-o a adquirir competências pessoais que uma vez asseguradas, facilitam o desenvolvimento das competências técnicas. Ao contemplar a preparação do aluno para novas situações, habilita-o para o desempenho das actividades profissionais numa sociedade em mudança. O estudo das relações entre o desempenho do professor em momento de estágio e o desenvolvimento pessoal do aluno constituiu o foco da nossa investigação. Elaborámos o nosso mapa conceptual que nos facilitou uma melhor compreensão do fenómeno em estudo e conduziu à construção do modelo explicativo teórico, traduzindo de forma esquemática aquilo que pretendíamos estudar. Aplicámos um instrumento de recolha de dados a uma população de alunos numa Escola Superior de Enfermagem, que validou o nosso modelo explicativo teórico, transformando-o em modelo explicativo emergente. Obtido o nosso modelo explicativo emergente, passámos à construção de um instrumento de observação das relações inscritas no modelo. Um questionário validado pelos actores do processo educativo, traduz o contributo da nossa investigação para a melhoria da relação educativa no ensino da enfermagem. | por |
dc.identifier.other | 2004 | |
dc.identifier.other | 37.04 COS*Des 1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1710 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Desempenho do professor | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Respeito | por |
dc.subject | Competências pessoais | por |
dc.title | Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa | por |