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Lógicas de apropriação local das políticas de educação básica de adultos: o território conta

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Na presente comunicação apresentam-se os resultados parciais de uma investigação de doutoramento em Sociologia realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa intitulada “Das Políticas Às Praticas de Educação de Adultos: Lógicas de Acção, Sentidos E Modos de Apropriação Localmente Produzidos”. Partindo da análise da medida de política pública Iniciativa Novas Oportunidades a investigação teve como um dos seus objectivos centrais os modos como a mesma é apropriada pelos actores nos terrenos onde ela é implementada. Procurando conhecer em profundidade o trabalho realizado em duas organizações formativas de características marcadamente diferenciadas, uma Associação de Desenvolvimento Local e um Centro de Formação Profissional na região do Algarve, com recurso a uma metodologia de investigação qualitativa e tendo como técnica de recolha de dados privilegiada a entrevista semi-estruturada, o material empírico recolhido foi sujeito a tratamento a partir de uma análise estrutural de conteúdos. Os resultados de investigação permitem dizer que os modos como as diferentes organizações se apropriam localmente desta medida, os modos como o acompanhamento dos projectos é produzido nos territórios onde é implementada e os modos como o currículo é localmente construído e apropriado condicionam decisivamente a implementação desta medida de política pública. O trabalho que os actores fabricam quotidianamente no terreno conta.

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Keywords

Educação de adultos Lógicas de apropriação Local Políticas públicas

Pedagogical Context

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Publisher

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

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