Repository logo
 
Publication

Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças

dc.contributor.authorCoelho, Adriana
dc.contributor.authorParetskaya, Anna
dc.contributor.authorTavares, Andreia
dc.contributor.authorMonho, Andreia
dc.contributor.authorLucas, Cássia
dc.contributor.authorFernandes, Catarina
dc.contributor.authorPalma, Inês
dc.contributor.authorGomes, Mafalda
dc.contributor.authorArvela, Margarida
dc.contributor.authorPereira, Margarida
dc.contributor.authorNeves, Mariana
dc.contributor.authorRosário, Marta
dc.contributor.authorBrito, Nadine
dc.contributor.authorRocha, Rute
dc.contributor.authorCosta, Sara
dc.contributor.authorPereira, Vera
dc.contributor.editorGil, Francisco Baptistaen_US
dc.contributor.editorRocha, Rute
dc.contributor.editorFernandes, Catarina
dc.date.accessioned2025-11-10T11:48:58Z
dc.date.available2025-11-10T11:48:58Z
dc.date.issued2025en_US
dc.date.updated2025-11-08T23:03:26Z
dc.description.abstractCerta vez, perguntei a uma criança: "Qual é a forma da Terra?" Ela respondeu: "Na sala de aula, por causa da professora, digo que a Terra é redonda. Mas quando vou de viagem, o carro nunca faz uma curva para cima e para baixo!" Este aparente paradoxo foi o ponto de partida para a elaboração deste livro, intitulado «Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças». A resposta espontânea da criança revela uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente: a convivência simultânea de duas conceções distintas no pensamento infantil — uma de natureza escolarizada e outra de base experiencial. A conceção escolarizada surge do que é ensinado formalmente na escola — o conhecimento “correto” do ponto de vista científico-escolar. Já a conceção experiencial está enraizada nas observações e vivências do quotidiano. Assim, uma criança pode afirmar, em contexto escolar, que a Terra é redonda, mas, fora desse ambiente, perceber o mundo como plano, com base na experiência concreta de se deslocar de carro, sem "curvas para cima ou para baixo". Esse tipo de raciocínio evidencia a importância de reconhecer, escutar e compreender o conhecimento que as crianças já possuem, antes mesmo da intervenção educativa. Como futuras professoras e educadoras, defendemos que é essencial antecipar essas ideias prévias e orientar as crianças no processo de (re)construção do conhecimento, de forma significativa e integrada com as suas experiências diáriaspor
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.doi10.6084/m9.figshare.30572123
dc.identifier.isbn978-989-36261-6-0en_US
dc.identifier.slugcv-prod-4598537
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27885
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisherElenco Mutanteen_US
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação das ciências
dc.subjectBiologia
dc.subjectEducação infantil
dc.titleAprender com os conhecimentos e as experiências das criançaspor
dc.typebooken_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage74
oaire.citation.titleen_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
rcaap.cv.cienciaidD817-E011-0B9A | Francisco Baptista Gil
rcaap.rightsopenAccessen_US

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIVRO_ACC_2025.pdf
Size:
10 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.49 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections