| dc.contributor.author | Coelho, Adriana | |
| dc.contributor.author | Paretskaya, Anna | |
| dc.contributor.author | Tavares, Andreia | |
| dc.contributor.author | Monho, Andreia | |
| dc.contributor.author | Lucas, Cássia | |
| dc.contributor.author | Fernandes, Catarina | |
| dc.contributor.author | Palma, Inês | |
| dc.contributor.author | Gomes, Mafalda | |
| dc.contributor.author | Arvela, Margarida | |
| dc.contributor.author | Pereira, Margarida | |
| dc.contributor.author | Neves, Mariana | |
| dc.contributor.author | Rosário, Marta | |
| dc.contributor.author | Brito, Nadine | |
| dc.contributor.author | Rocha, Rute | |
| dc.contributor.author | Costa, Sara | |
| dc.contributor.author | Pereira, Vera | |
| dc.contributor.editor | Gil, Francisco Baptista | en_US |
| dc.contributor.editor | Rocha, Rute | |
| dc.contributor.editor | Fernandes, Catarina | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T11:48:58Z | |
| dc.date.available | 2025-11-10T11:48:58Z | |
| dc.date.issued | 2025 | en_US |
| dc.date.updated | 2025-11-08T23:03:26Z | |
| dc.description.abstract | Certa vez, perguntei a uma criança: "Qual é a forma da Terra?" Ela respondeu: "Na sala de aula, por causa da professora, digo que a Terra é redonda. Mas quando vou de viagem, o carro nunca faz uma curva para cima e para baixo!" Este aparente paradoxo foi o ponto de partida para a elaboração deste livro, intitulado «Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças». A resposta espontânea da criança revela uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente: a convivência simultânea de duas conceções distintas no pensamento infantil — uma de natureza escolarizada e outra de base experiencial. A conceção escolarizada surge do que é ensinado formalmente na escola — o conhecimento “correto” do ponto de vista científico-escolar. Já a conceção experiencial está enraizada nas observações e vivências do quotidiano. Assim, uma criança pode afirmar, em contexto escolar, que a Terra é redonda, mas, fora desse ambiente, perceber o mundo como plano, com base na experiência concreta de se deslocar de carro, sem "curvas para cima ou para baixo". Esse tipo de raciocínio evidencia a importância de reconhecer, escutar e compreender o conhecimento que as crianças já possuem, antes mesmo da intervenção educativa. Como futuras professoras e educadoras, defendemos que é essencial antecipar essas ideias prévias e orientar as crianças no processo de (re)construção do conhecimento, de forma significativa e integrada com as suas experiências diárias | por |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
| dc.identifier.doi | 10.6084/m9.figshare.30572123 | |
| dc.identifier.isbn | 978-989-36261-6-0 | en_US |
| dc.identifier.slug | cv-prod-4598537 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/27885 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.publisher | Elenco Mutante | en_US |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Educação das ciências | |
| dc.subject | Biologia | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.title | Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças | por |
| dc.type | book | en_US |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 74 | |
| oaire.citation.title | en_US | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| rcaap.cv.cienciaid | D817-E011-0B9A | Francisco Baptista Gil | |
| rcaap.rights | openAccess | en_US |
