Repository logo
 
Publication

A gestão dos destinos turísticos: o caso do Algarve

dc.contributor.advisorSilva, João Albino
dc.contributor.advisorTrigueiros, Duarte
dc.contributor.authorFlores, Adão
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:41Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:41Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionTese de dout., Gestão, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2009por
dc.description.abstractA evolução do turismo como sistema complexo, simultaneamente, produtivo e de consumo, fez emergir o conceito de destino turístico, como lugar geométrico da experiência do turista, de um sistema da oferta privado e institucional, assente num core de atracções e atributos no quadro de uma comunidade residente. O sistema mundial do turismo tem vindo a deslocar o ónus da concorrência para o nível do destino turístico implicando o advento de um sistema de gestão articulada capaz de assegurar a coerência entre os múltiplos interesses que confluem nesse sistema localizado de produção e consumo. Compreender o carácter dinâmico e complexo dos sistemas de gestão de destinos regional, sub-regional e local no quadro do Algarve e o objectivo desta tese, desenvolvendo-se uma abordagem, design e implementação no quadro de uma investigação qualitativa que utiliza um estudo multicasos, visando descrever e compreender as práticas de gestão dos vários subsistemas bem como o grau de articulação no quadro de um destino complexo como o Algarve. Obteve-se assim a compreensão de como se faz a gestão dos destinos a partir do ponto de vista dos seus actores, e emergiram modos de intervenção que configuram padrões de gestão seja a nível local, sub-regional e regional, em graus diferentes de desenvolvimento, organização e afirmação politicas, no quadro dos vários contextos A gestão de destinos turísticos xxviii descritos e produzidos, contribuindo-se para a produção de uma teoria enraizada nas práticas e interpretações dos actores contemplando a manifestação diversificada de perspectivas.
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other338.48 FLO*Ges Cave
dc.identifier.otherAUT: AFL01461;
dc.identifier.tid101189150
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/826
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectDestinos turísticospor
dc.subjectInvestigação qualitativapor
dc.titleA gestão dos destinos turísticos: o caso do Algarvepor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFlores
person.givenNameAdão J. G.
person.identifier.orcid0000-0002-9126-8736
person.identifier.scopus-author-id56519201500
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublicationbea4be04-7f99-40bb-8c9a-6c117a1b3db0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybea4be04-7f99-40bb-8c9a-6c117a1b3db0
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão. Especialização em Estratégia e Comportamento Organizacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese.pdf
Size:
14.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format