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Abstract(s)
Os provérbios, enquanto elementos linguísticos marcados pelo seu uso generalizado, são estruturas muito ricas,
quer do ponto de vista cultural, quer do ponto de vista linguístico, daí o seu potencial como um importante
contributo para o ensino das línguas. É neste sentido que se justifica a sua inclusão nos conteúdos programáticos de Português, em articulação com as respetivas Metas Curriculares. Apesar de os provérbios apenas constarem explicitamente dos conteúdos programáticos do ensino básico de português do 5º e 6º anos de escolaridade, os mesmos surgem disseminados nos manuais escolares até ao 12º ano de escolaridade. Neste trabalho, pretendemos, num primeiro momento, verificar em que alturas do percurso escolar são os provérbios referidos tanto nos textos ordenadores como nos manuais escolares, bem como determinar os fatores didáticos que promovem a sua utilização. Num segundo momento, pretendemos determinar quais os provérbios (e suas variantes) mais difundidos nos manuais escolares, com recurso a ferramentas do processamento de linguagem natural. Os resultados permitirão extrair índices de frequência e repartição dos provérbios nos manuais escolares e construir uma imagem mais clara da forma como são utilizados no contexto de ensino de língua e o potencial impacto que tal representação poderá ter na respetiva disponibilidade lexical.
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Keywords
Disponibilidade lexical Ensino de língua Manuais escolares Processamento da Linguagem Natural (PLN) Provérbios portugueses
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Publisher
Soares, & Lauhakangas, Outi