Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A experiência turística gastronómica em portugal e as aplicações de encontros: estudo de caso da startup timelef

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No final do século XX, testemunhou-se uma transformação global, impulsionada pelo desenvolvimento de novas tecnologias e pela chegada da internet, que tornou o mundo mais digital, interligando as pessoas de forma global com comunicação mais rápida, acessível e autónoma. Os indivíduos adotaram a internet, atribuindo-lhe usos pessoais, o que levou ao surgimento de comunidades online baseadas em interesses e valores, onde são criados e mantidos laços sociais. A internet, as redes sociais online (RSO) e os smartphones tornaram-se elementos fundamentais na vida pessoal e social, facilitando o estabelecimento e manutenção de relações interpessoais. A dinâmica da utilização dos dispositivos móveis é percebida por meio das aplicações (apps), que servem como ferramentas para aceder a serviços e gerenciar o dia a dia. Estas aplicações, populares desde a década de 2010, utilizam algoritmos de processamento, geolocalização e dados pessoais dos usuários para facilitar a busca por encontros ou qualquer tipo de relacionamentos. Dado o papel mediador das aplicações de encontros e a crescente popularidade que continuam a ganhar, esta investigação tem como objetivo principal examinar e identificar de que forma os turistas utilizadores da aplicação Timeleft (que reúne desconhecidos para jantar todas as quartas-feiras em diversas cidades do mundo) percecionam o papel desta aplicação no contexto da sua experiência turística gastronómica em Portugal. Este é um tema ainda pouco explorado e este estudo visa preencher essa lacuna. São conduzidos questionários a utilizadores da aplicação Timeleft em Portugal, no sentido de compreender a utilização que fazem desta aplicação na sua relação com a experiência gastronómica em Portugal e noutros países. Os dados recolhidos através dos questionários aplicados a utilizadores da Timeleft permitiram identificar as principais motivações dos utilizadores, além de compreender o impacto da aplicação na experiência turística gastronómica em Portugal. A análise revelou uma correlação entre a utilização da aplicação e a socialização em eventos gastronómicos, sugerindo que a Timeleft promove a interação entre pessoas desconhecidas, especialmente nos grandes centros urbanos.
At the end of the 20th century, the world witnessed a global transformation driven by the development of new technologies and the advent of the internet, which made the world more digital, connecting people globally with faster, more accessible, and autonomous communication. Individuals embraced the internet, assigning it personal uses, leading to online communities based on shared interests and values, where social obligations are created and maintained. The internet, online social networks (OSNs), and smartphones have become fundamental elements in personal and social life, facilitating establishing and maintaining interpersonal relationships. The dynamics of these mobile devices are reflected through applications (apps), which serve as tools for accessing services and managing daily life. These apps, which gained popularity from the 2010s onwards, use algorithms, geolocation, and users' data to facilitate searches for meetings or various types of relationships. Given the mediating role of dating apps and their growing popularity, this research aims to examine and identify how tourists using the Timeleft app (which brings strangers together for dinner every Wednesday in various cities around the world) perceive the role of this application within the context of their gastronomic tourism experience in Portugal. This is a relatively unexplored topic, and this study seeks to address that gap. Questionnaires are conducted with users of the Timeleft application in Portugal to understand their use of this application in relation to the gastronomic experience in Portugal and other countries. The data collected through surveys of Timeleft users enabled the identification of the users' primary motivations and an understanding of the app's impact on the gastronomic tourism experience in Portugal. The analysis revealed a correlation between the app's use and socialisation at gastronomic events, suggesting that Timeleft promotes interaction between strangers, particularly in major urban centres.

Description

Keywords

Timeleft Turismo gastronómico Turismo em Portugal Aplicação de encontros

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License