Repository logo
 
Publication

A avaliação das aprendizagens numa turma de 5º ano com o novo programa de matemática: perspectivas de uma professora e dos seus alunos

dc.contributor.advisorAmado, Nélia
dc.contributor.authorPinto, Maria Madalena Alves Lourenço Carrasco Guerreiro
dc.date.accessioned2014-05-27T10:30:22Z
dc.date.available2014-05-27T10:30:22Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractO presente estudo desenvolve-se numa Escola Básica 2,3 do Algarve, incidindo sobre as práticas de avaliação de uma professora de Matemática que lecciona uma turma experimental de 5.º ano, com o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB). O objectivo da investigação é identificar, descrever e compreender, em profundidade, as práticas dessa professora e a forma como os seus alunos encaram a avaliação, designadamente no que se refere ao seu aspecto formativo, o qual foi reforçado no contexto da experimentação do NPMEB. Desse modo, procura-se dar resposta às seguintes questões de investigação:  Quais os aspectos mais significativos presentes, no dia-a-dia, na forma de avaliar de uma professora do 2.º ciclo, no âmbito da experimentação do novo programa?  Como é que os alunos desta professora encaram a avaliação na disciplina de Matemática?  De que modo é que estes alunos reconhecem na avaliação uma oportunidade para a sua aprendizagem? Seguiu-se uma abordagem metodológica de carácter qualitativo onde se privilegia a descrição e a interpretação dos dados recolhidos. Adoptou-se o desenho de estudo de caso, que toma uma forma narrativa e se assume como particularista, ao focar-se numa turma e na respectiva professora. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e conversas informais com a professora, de questionários a todos os alunos e de entrevistas a alguns alunos seleccionados, incluindo documentos produzidos em sala de aula. Concluiu-se que a professora participante revela um conhecimento e respeito profundo pelas recomendações actuais no domínio da avaliação, nomeadamente pelo princípio da transparência, e as suas práticas mostram que integrou as recomendações do Novo Programa. Os alunos não valorizam a avaliação externa mas interessam-se pelas classificações que obtêm na escola e enaltecem os testes escritos. A maioria dos alunos da turma mostram ter noção do modo como são avaliados, ainda que a sua visão sobre a avaliação tenda a ser muito redutora, pois relacionam-na com notas, classificações, progressão de ano e vêem o teste como o instrumento fundamental para quantificar o seu nível de conhecimentos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4083
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectDidáctica de matemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA avaliação das aprendizagens numa turma de 5º ano com o novo programa de matemática: perspectivas de uma professora e dos seus alunospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Especialização em Matemáticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 10
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CAPA.pdf
Size:
51.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONTRA_CAPA.pdf
Size:
44.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LOMBADA.pdf
Size:
110.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONSTITUIÇÃO do JÚRI.pdf
Size:
4.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RESUMO_P&I.pdf
Size:
196.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: