| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.07 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Quais os factores e de que forma influenciam o rendimento académico dos alunos do
1ºano do ensino superior? Esta questão tem sido âmbito de muitas discussões e motiva
projectos destinados ao combate do insucesso escolar, sobretudo no que diz respeito à
disciplina de matemática. Os factores associados ao rendimento académico envolvem
aspectos internos e externos que podem ter origens pessoais, sociais ou institucionais.
Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo efectuado na disciplina de
matemática do primeiro ano de cursos da área de saúde da Universidade do Algarve,
realizado no âmbito do Mestrado em Matemática desta Universidade. Contrariando a
tendência geral de insucesso em disciplinas de matemática dos primeiros anos
universitários, nesta disciplina observaram-se resultados globalmente positivos. No
estudo foram analisados factores pessoais e institucionais que contribuíram para esse
sucesso e pretende-se que possa ser um contributo para a discussão mais alargada que se
tem desenvolvido no país sobre o combate ao insucesso no Ensino Superior e para
outros estudos a serem realizados na mesma área.
Description
Dissertação de mest., Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2009
Keywords
Teses Matemática Rendimento académico Ensino superior
