Publication
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Carlos Miguel | |
dc.contributor.author | Martins, Maria Helena Costa Vicente | |
dc.date.accessioned | 2016-05-02T11:33:35Z | |
dc.date.available | 2016-05-02T11:33:35Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de atividade profissional divide-se em duas partes. Os dois primeiros capítulos dedicam-se a uma descrição e reflexão crítica do meu percurso profissional enquanto os três últimos se encontram associados também, complementarmente, de forma imbricada, à investigação levada a cabo no âmbito da matemática e em concreto no domínio da Organização e tratamento de dados (Otd). Neste estudo, participaram 27 alunos do 4.º ano de escolaridade sendo que na génese do mesmo se encontra uma reflexão sobre a própria prática, buscando desta forma uma melhoria da mesma e, como tal um desenvolvimento profissional mais sustentado. Em concreto, com a presente investigação pretendeu-se obter um mais amplo entendimento sobre como os alunos utilizam conhecimentos matemáticos (leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) numa atividade de caráter investigativo, no âmbito do Estudo do Meio, e de que forma (s) esses conhecimentos se relacionam com as suas práticas de cidadania. Assim, foram elaboradas as seguintes questões: Os alunos do 4.º ano (final de ciclo) adquirem e fazem a transferência dos conhecimentos estatísticos (Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) para outros contextos ou não? ; Como? ; Que tipos de conhecimentos utilizam e quais as maiores dificuldades/facilidades evidenciadas. É, portanto, um estudo exploratório de caráter qualitativo, enquadrado num paradigma interpretativo uma vez que as informações recolhidas se referem às produções dos alunos e às áudio e vídeo gravações da implementação. Os resultados indicam que os alunos revelam conhecimentos básicos sobre Otd, fazendo transferência dos conhecimentos matemáticos para o contexto de estudo do meio, contudo essa transferência recorre a representações gráficas pouco rigorosas e com pouca criticidade aquando da leitura e interpretação dos resultados. Colocar este estudo em prática e refletir sobre o mesmo foi uma experiência enriquecedora a nível pessoal e, sobretudo, a nível profissional, pois como professora, mais uma vez confirmei a necessidade de envolver os alunos na construção do seu conhecimento. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202208117 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8110 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Processamento de dados | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.title | Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Maria Helena Costa Vicente Martins - aluna 16130 - Relatório da atividade profissional - Mestrado da Educação Básico.pdf
- Size:
- 1.42 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: