Repository logo
 
Publication

Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carlos Miguel
dc.contributor.authorMartins, Maria Helena Costa Vicente
dc.date.accessioned2016-05-02T11:33:35Z
dc.date.available2016-05-02T11:33:35Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório de atividade profissional divide-se em duas partes. Os dois primeiros capítulos dedicam-se a uma descrição e reflexão crítica do meu percurso profissional enquanto os três últimos se encontram associados também, complementarmente, de forma imbricada, à investigação levada a cabo no âmbito da matemática e em concreto no domínio da Organização e tratamento de dados (Otd). Neste estudo, participaram 27 alunos do 4.º ano de escolaridade sendo que na génese do mesmo se encontra uma reflexão sobre a própria prática, buscando desta forma uma melhoria da mesma e, como tal um desenvolvimento profissional mais sustentado. Em concreto, com a presente investigação pretendeu-se obter um mais amplo entendimento sobre como os alunos utilizam conhecimentos matemáticos (leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) numa atividade de caráter investigativo, no âmbito do Estudo do Meio, e de que forma (s) esses conhecimentos se relacionam com as suas práticas de cidadania. Assim, foram elaboradas as seguintes questões: Os alunos do 4.º ano (final de ciclo) adquirem e fazem a transferência dos conhecimentos estatísticos (Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) para outros contextos ou não? ; Como? ; Que tipos de conhecimentos utilizam e quais as maiores dificuldades/facilidades evidenciadas. É, portanto, um estudo exploratório de caráter qualitativo, enquadrado num paradigma interpretativo uma vez que as informações recolhidas se referem às produções dos alunos e às áudio e vídeo gravações da implementação. Os resultados indicam que os alunos revelam conhecimentos básicos sobre Otd, fazendo transferência dos conhecimentos matemáticos para o contexto de estudo do meio, contudo essa transferência recorre a representações gráficas pouco rigorosas e com pouca criticidade aquando da leitura e interpretação dos resultados. Colocar este estudo em prática e refletir sobre o mesmo foi uma experiência enriquecedora a nível pessoal e, sobretudo, a nível profissional, pois como professora, mais uma vez confirmei a necessidade de envolver os alunos na construção do seu conhecimento.pt_PT
dc.identifier.tid202208117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectProcessamento de dadospt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.titleConhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Helena Costa Vicente Martins - aluna 16130 - Relatório da atividade profissional - Mestrado da Educação Básico.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: