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Abstract(s)
Ao longo dos séculos XVII e XVIII, presenciamos uma intensa actividade construtiva e de renovação no âmbito da arquitectura religiosa, que vai prosseguir, com algumas excepções, até finais de Setecentos, presa a uma linguagem barroca.
A presente dissertação tem por finalidade fazer um corpus da arte retabulística, no concelho de Mafra, nos séculos XVII e XVIII, permitindo a sua contextualização em termos histórico-espacial e artístico. Isto possibilitará convertê-lo num elemento de informação singular, para a compreensão do estudo da importância que a liturgia e a estética tiveram na actividade religiosa da nossa sociedade.
Nesse sentido o trabalho incidirá em quatro partes distintas. Na primeira parte expõem-se os principais fundamentos sobre o posicionamento histórico-espacial da área de estudo. Para a segunda parte relegaram-se as leituras efectuadas sobre o tema em questão, modelos de influência e a sua marca como matrizes de um intencionado gosto artístico, aplicadas aos exemplares retabulísticos identificados no concelho de Mafra. A terceira parte é dedicada à análise das várias obras de retabulística identificadas (suas características compósitas e plásticas). Por último, ambiciona-se inserir o estudo destas obras de talha no amplo contexto da produção artística barroca nacional e, consequentemente, ter algum conhecimento das suas áreas de difusão.
Description
Dissertação de mest., História da Arte, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Retábulos Talha História da arte Barroco Mafra