Repository logo
 
Publication

Mercado de Querença: ao encontro do marketing de experiências

dc.contributor.advisorMendes, Júlio
dc.contributor.advisorAgapito, Dora
dc.contributor.authorFernandes, Sara Patrícia Ferreira
dc.date.accessioned2015-05-04T14:06:20Z
dc.date.available2015-05-04T14:06:20Z
dc.date.issued2013-07-30
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractPerante o processo de desertificação do interior do país foi desenvolvido, em 2011, o projeto-piloto “Da Teoria à Ação – empreender o mundo rural”, que pretendeu valorizar os recursos endógenos da aldeia de Querença. Uma das iniciativas do projeto que mais se destacou e que mais dinamismo trouxe à aldeia foi a recriação do mercado mensal local. Atualmente, os consumidores desejam mais do que o consumo de produtos e serviços. Por essa razão, as organizações esforçam-se em agregar valor às suas ofertas e proporcionar condições para que os visitantes vivam experiências de consumo intensas e positivas. Apesar de ser um tema abordado por diversas áreas científicas, assiste-se a uma carência de estudos que abordem a experiência de consumo em espaço rural. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a experiência de consumo no Mercado de Querença, nas perspetivas do visitante e da organização do evento. Na prossecução deste propósito recorre-se a uma metodologia mista com recurso a um inquérito por questionário administrado a visitantes e uma atividade de Técnica de Grupo Nominal dirigida à organização do evento. No âmbito da análise da experiência de consumo no Mercado de Querença, os visitantes caracterizaram o evento como multissensorial, atribuindo maior concordância às dimensões relacionadas com a “estética” e o “entretenimento”. Por sua vez, a organização do evento percepciona que os temas apresentados, a qualidade dos produtos locais e o envolvimento dos residentes são elementos fundamentais para tornar positiva e memorável a experiência de consumo no Mercado de Querença.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Algarve, Faculdade de Economiapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5991
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectPolítica do consumidorpor
dc.subjectEspaço ruralpor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectAlgarve - Querençapor
dc.subjectDieta mediterrânicapt_PT
dc.titleMercado de Querença: ao encontro do marketing de experiênciaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - Sara Fernandes.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: