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Abstract(s)
A qualidade de vida nas nossas cidades é cada vez mais dependente do desenho urbano.
As características do espaço público pedonal podem contribuir de forma decisiva para o
desempenho sustentável da mobilidade urbana e consequentemente para a qualidade da
vivência dos espaços construídos. Um espaço pedonal livre de obstáculos, com declives
suaves, contínuo, agradável e seguro, é sem dúvida um espaço que convida à sua fruição
e à socialização das populações.
No presente projecto pretende-se conceber e aplicar uma metodologia de classificação
da qualidade física dos espaços pedonais em meio urbano, classificação essa baseada
fundamentalmente na legislação em vigor, Decreto-Lei 163/2006 de 8 de Agosto.
Outro objectivo é a construção de um SIG que permita visualizar os resultados obtidos
de modo claro e simples, permitindo uma rápida interpretação da situação analisada e
agilizando todo o processo de requalificação de um percurso pedestre.
Pretende-se que seja uma ferramenta que ajude as autarquias a melhorar a qualidade do
espaço pedonal, pois crê-se que trabalhos desta índole contribuem de forma bastante
positiva para a dignificação do modo de transporte pedonal face ao automóvel e
consequentemente para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Assim está-se a
sensibilizar as entidades responsáveis para a problemática da mobilidade para todos e a
dotá-los de procedimentos que possam avaliar as condições de segurança, conforto e
acessibilidade que a cidade oferece aos seus cidadãos. De realçar que a metodologia
desenvolvida pode ser aplicada em qualquer cidade Portuguesa.
Os alvos da aplicação deste estudo, foram alguns percursos da cidade de Faro
nomeadamente os que apresentam uma procura pedonal significativa, devido à
importância das ligações entre estações de transportes públicos ou parques de
estacionamento e diversos serviços distribuídos pela cidade.
Description
Dissertação de mest., Geomática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Sistemas de informação geográfica Peões Percursos pedestres Mobilidade Urbanismo Qualidade
