Repository logo
 
Publication

Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano para promover o desenvolvimento do pensamento algébrico

dc.contributor.authorNobre, Sandra
dc.contributor.authorAmado, Nélia
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2014-07-23T13:48:33Z
dc.date.available2014-07-23T13:48:33Z
dc.date.issued2012-02
dc.description.abstractAs orientações curriculares atuais enfatizam que o ensino da Matemática deve decorrer de forma coere nte, incidir numa Matemática relevante e ser bem articulado nos diferentes anos de escolaridade. Para a Álgebra, um tema matemático onde a maioria dos alunos demonstra bastantes dificuldades de aprendizagem, o actual programa propõe um alargamento do seu e studo aos três ciclos de ensino, de forma articulada. É logo a partir dos primeiros anos que deve ser feito um trabalho de suporte para os ciclos seguintes. O 9.º ano de escolaridade antecede a transição do ensino básico para o secundário. Os alunos que p retendem prosseguir estudos necessitam de um conhecimento mais profundo de Álgebra, mas a compreensão de conceitos algébricos que requer maior abstracção torna -­‐ se difícil para a maioria. Muitos alunos não desenvolvem uma compreensão adequada do simbolismo algébrico e revelam dificuldade no recurso a este tipo de representação em diversos contextos. Frequentemente, os alunos ao usarem métodos formais algébricos, na resolução de equações, operarem com os símbolos de uma forma mecânica, sem compreenderem o sig nificado das operações que realizam. Estas e outras dificuldades na aprendizagem da Álgebra contribuem para aumentar o desinteresse pela disciplina e diminuir a taxa de sucesso escolar. O desenvolvimento do pensamento algébrico é uma das grandes finalidade s no ensino da Matemática (Ponte et al., 2007). O Programa de Matemática do Ensino Básico apresenta como propósito principal do ensino da Álgebra: Desenvolver nos alunos a linguagem e o pensamento algébricos, bem como a capacidade de interpretar, represent ar e resolver problemas usando procedimentos algébricos e de utilizar estes conhecimentos e capacidade exploração e modelação de situações em contextos diversos. (Ponte et al., 2007, p. 55) A resolução de problemas, recomendada neste programa, é uma ac tividade que favorece a realização de experiências informais pelos alunos antes da manipulação algébrica formal. A folha de cálculo é vista como um excelente meio para estabelecer relações entre a linguagem algébrica e os métodos gráficos na realização de tarefas e na resolução de problemas. Neste artigo, descrevemos parte de uma experiência de ensino realizada em tópicos de Álgebra, numa turma do 9.º ano, onde é abordado o estudo dos sistemas de duas equações do 1.º grau a duas incógnitas. Pretendemos anal isar de que modo esta experiência promoveu o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos neste tópico, em particular, na aprendizagem do método de substituição da resolução de sistemas.
dc.identifier.citationNobre, S.; Amado, N.; & Ponte, J. P. (2012). Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano para promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. In Afirse (Ed.), Revisitar os estudos curriculares: Onde estamos e para onde vamos? Atas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012, pp.2160-2171 AFIRSE: Lisboapor
dc.identifier.isbn978‐989-8272-­14-­0
dc.identifier.otherAUT: NAM01269;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4816
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherAFIRSEpor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectFolha de cálculopor
dc.subjectSistemas de equaçõespor
dc.subjectAula de matemáticapor
dc.titleUma experiência de ensino com alunos do 9.º ano para promover o desenvolvimento do pensamento algébricopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citation.endPage2171por
oaire.citation.startPage2160por
oaire.citation.titleAtas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012por
person.familyNameAmado
person.givenNameNélia Maria
person.identifier.ciencia-id0513-03EB-CEDF
person.identifier.orcid0000-0002-5768-9633
person.identifier.scopus-author-idID:55086472100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationdba39ad4-fa0b-4a97-976d-7e5b77f89540
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydba39ad4-fa0b-4a97-976d-7e5b77f89540

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Nobre_Amado_Ponte_Afirse 2012..pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: