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Advisor(s)
Abstract(s)
As orientações curriculares atuais enfatizam que o ensino da Matemática deve
decorrer de forma coere
nte, incidir numa Matemática relevante e ser bem articulado
nos diferentes anos de escolaridade. Para a Álgebra, um tema matemático onde a
maioria dos alunos demonstra bastantes dificuldades de aprendizagem, o actual
programa propõe um alargamento do seu e
studo aos três ciclos de ensino, de forma
articulada. É logo a partir dos primeiros anos que deve ser feito um trabalho de
suporte para os ciclos seguintes.
O 9.º ano de escolaridade antecede a transição do ensino básico para o secundário. Os
alunos que p
retendem prosseguir estudos necessitam de um conhecimento mais
profundo de Álgebra, mas a compreensão de conceitos algébricos que requer maior
abstracção torna
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se difícil para a maioria. Muitos alunos não desenvolvem uma
compreensão adequada do simbolismo
algébrico e revelam dificuldade no recurso a
este tipo de representação em diversos contextos. Frequentemente, os alunos ao
usarem métodos formais algébricos, na resolução de equações, operarem com os
símbolos de uma forma mecânica, sem compreenderem o sig
nificado das operações
que realizam. Estas e outras dificuldades na aprendizagem da Álgebra contribuem
para aumentar o desinteresse pela disciplina e diminuir a taxa de sucesso escolar.
O desenvolvimento do pensamento algébrico é uma das grandes finalidade
s no
ensino da Matemática (Ponte et al., 2007). O Programa de Matemática do Ensino
Básico apresenta como propósito principal do ensino da Álgebra:
Desenvolver nos alunos a linguagem e o pensamento algébricos, bem como a
capacidade de interpretar, represent
ar e resolver problemas usando
procedimentos algébricos e de utilizar estes conhecimentos e capacidade exploração e modelação de situações em contextos diversos. (Ponte et al., 2007, p.
55)
A resolução de problemas, recomendada neste programa, é uma ac
tividade que
favorece a realização de experiências informais pelos alunos antes da manipulação
algébrica formal. A folha de cálculo é vista como um excelente meio para estabelecer
relações entre a linguagem algébrica e os métodos gráficos na realização de
tarefas e
na resolução de problemas.
Neste artigo, descrevemos parte de uma experiência de ensino realizada em tópicos
de Álgebra, numa turma do 9.º ano, onde é abordado o estudo dos sistemas de duas
equações do 1.º grau a duas incógnitas. Pretendemos anal
isar de que modo esta
experiência promoveu o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos neste
tópico, em particular, na aprendizagem do método de substituição da resolução de
sistemas.
Description
Keywords
Pensamento algébrico Resolução de problemas Folha de cálculo Sistemas de equações Aula de matemática
Citation
Nobre, S.; Amado, N.; & Ponte, J. P. (2012). Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano para promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. In Afirse (Ed.), Revisitar os estudos curriculares: Onde estamos e para onde vamos? Atas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012, pp.2160-2171 AFIRSE: Lisboa