Publication
Projeto “Flappy Crab”. Um jogo educacional para o ensino da música
dc.contributor.author | Gomes, Cristina | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Mauro | |
dc.contributor.author | Bidarra, José | |
dc.contributor.author | Gomes, José | |
dc.date.accessioned | 2017-03-16T10:39:13Z | |
dc.date.available | 2017-03-16T10:39:13Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um jogo educacional, o projeto “Flappy Crab”, destinado ao ensino de conteúdos programáticos relacionados com a disciplina de Educação Musical. Fazendo uso de processos tais como a gamification e o remix, pretende avaliar os possíveis impactos que a sua utilização porventura possa ter na aprendizagem e desenvolvimento de competências relacionadas com a memória auditiva, a discriminação qualitativa de alturas de sons musicais (em uma tessitura de uma oitava com ponto central nos 440 Hz), a identificação visual dos símbolos da notação musical e respetiva organização segundo as regras gramaticais da grafia sonora. O jogo está a ser introduzido junto de um grupo de cerca de 30 adolescentes, durante um período de, aproximadamente, 6 meses, ao longo dos quais serão recolhidos dados; todavia, no presente artigo, far-se-á já a resenha dos dados preliminares até à data recolhidos. Neste artigo falaremos igualmente, ainda que de forma sucinta, do motor de jogo utilizado no desenvolvimento desta aplicação educativa, o UNITY. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99370-0-0 | |
dc.identifier.other | AUT: MFI01071; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9058 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Artech international | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://2015.artech-international.org/pt-pt/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jogo educativo | pt_PT |
dc.subject | Memória auditiva | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.title | Projeto “Flappy Crab”. Um jogo educacional para o ensino da música | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Óbidos | pt_PT |
oaire.citation.title | 7ª Conferência Internacional de Arte Digital | pt_PT |
person.familyName | Figueiredo | |
person.givenName | Mauro | |
person.identifier.ciencia-id | 2F1E-E93D-B252 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9394-4868 | |
person.identifier.scopus-author-id | 22333823900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3bcfae6f-f5b9-4eb6-b12e-6d25f2865305 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3bcfae6f-f5b9-4eb6-b12e-6d25f2865305 |