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Desenvolver a inteligência emocional nas crianças através da arte

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Abstract(s)

O presente relatório, decorrente no âmbito da unidade curricular PES (prática de ensino supervisionada), investiga quais as estratégias e atividades são as mais adequadas para potenciar o desenvolvimento de competências ao nível da inteligência emocional, em crianças em idade pré escolar, partindo da exploração de obras de arte plástica. As obras escolhidas para analisar com as crianças em contexto de PES incidiram sobre os seguintes autores: Edvard Munch; Romero de Britto e Jackson Pollock. A presente investigação, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral explorar as potencialidades de algumas obras dos autores anteriormente referidos, com vista à promoção do desenvolvimento emocional das crianças numa sala com dezasseis crianças de quatro anos de idade, num jardim de infância do concelho de Faro, pertencente a uma instituição particular de ensino de cariz religioso. Tendo em conta que existem imensas emoções diferentes, esta investigação focou-se, essencialmente, no medo, a alegria e a raiva. De forma a dar resposta ao objetivo do estudo, foram formuladas questões orientadoras, tendo-se procedido à recolha de dados em três momentos distintos: um primeiro momento em que se explorou o medo (através do quadro “O grito” de Edvard Munch); um segundo momento que se prendeu com a exploração da alegria (analisando o quadro “O Abraço II” de Romero Britto) e, um terceiro e último momento em que se partiu à descoberta da emoção, raiva (abordando os quadros nº 8 e nº trinta e dois de Jackson Pollock). Chegou-se à conclusão que a arte plástica funciona como estratégia desencadeadora de discussão acerca de sentimentos e emoções. Tanto a educadora cooperante como a Instituição, revelaram atribuir extrema importância ao desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças, participando e cooperando ativamente nas atividades e valorizando o trabalho realizado. A reflexão acerca das emoções das crianças e das suas reações às emoções dos outros potenciam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, imprescindíveis à convivência em grupo e, consequentemente, em sociedade.

Description

Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior da Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Educação pré-escolar Inteligência emocional Sentimentos Emoções Arte

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