Publication
O impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alunos dos cursos tecnológicos e profissionais do ensino secundário
dc.contributor.author | Gamboa, Vitor | |
dc.contributor.author | Paixão, Maria Paula | |
dc.date.accessioned | 2013-11-01T15:45:35Z | |
dc.date.available | 2013-11-01T15:45:35Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que procuram relacionar a qualidade das experiências de trabalho, estágios incluídos, com o desenvolvimento global e vocacional / carreira dos estudantes não são suficientemente conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes. No corolário desta observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do estágio curricular e o comportamento de exploração vocacional. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), este estudo (N=309) explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio (autonomia, variedade e oportunidades de aprendizagem, feedback dos colegas, suporte social e supervisão) e quatro dimensões do processo de exploração vocacional (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e quantidade de informação). Os resultados sugerem que entre o pré e o pós - estágio, os alunos assinalam um aumento da actividade exploratória, sobretudo naquela que se orientou para o meio. As análises de variância e de covariância com medições repetidas sugerem interacção entre algumas das qualidades do estágio e o comportamento exploratório. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e para as futuras investigações neste domínio. | por |
dc.identifier.issn | 0214-9877 | |
dc.identifier.other | AUT: VGA02008; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3128 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores | por |
dc.relation.publisherversion | http://infad.eu/RevistaINFAD/2008/n1/volumen2/INFAD_010220_77-88.pdf | por |
dc.subject | Exploração vocacional | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Qualidades do estágio | por |
dc.subject | Ensino secundário profissionalizante | por |
dc.title | O impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alunos dos cursos tecnológicos e profissionais do ensino secundário | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Badajoz, Espanha | por |
oaire.citation.endPage | 88 | por |
oaire.citation.issue | 1 | por |
oaire.citation.startPage | 77 | por |
oaire.citation.title | INFAD - Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology | por |
oaire.citation.volume | 2 | por |
person.familyName | Pacheco Gamboa | |
person.givenName | Vítor Manuel | |
person.identifier.ciencia-id | BC1E-0915-A038 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2129-9737 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | c4814608-63ad-42f8-a658-301cf91f962a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c4814608-63ad-42f8-a658-301cf91f962a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- INFAD_010220_77-88 O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO PROCESSO DE EXPLORAÇÃO VOCACIONAL.pdf
- Size:
- 95.95 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: