Repository logo
 
Publication

O impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alunos dos cursos tecnológicos e profissionais do ensino secundário

dc.contributor.authorGamboa, Vitor
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula
dc.date.accessioned2013-11-01T15:45:35Z
dc.date.available2013-11-01T15:45:35Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que procuram relacionar a qualidade das experiências de trabalho, estágios incluídos, com o desenvolvimento global e vocacional / carreira dos estudantes não são suficientemente conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes. No corolário desta observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do estágio curricular e o comportamento de exploração vocacional. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), este estudo (N=309) explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio (autonomia, variedade e oportunidades de aprendizagem, feedback dos colegas, suporte social e supervisão) e quatro dimensões do processo de exploração vocacional (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e quantidade de informação). Os resultados sugerem que entre o pré e o pós - estágio, os alunos assinalam um aumento da actividade exploratória, sobretudo naquela que se orientou para o meio. As análises de variância e de covariância com medições repetidas sugerem interacção entre algumas das qualidades do estágio e o comportamento exploratório. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e para as futuras investigações neste domínio.por
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.otherAUT: VGA02008;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3128
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayorespor
dc.relation.publisherversionhttp://infad.eu/RevistaINFAD/2008/n1/volumen2/INFAD_010220_77-88.pdfpor
dc.subjectExploração vocacionalpor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectQualidades do estágiopor
dc.subjectEnsino secundário profissionalizantepor
dc.titleO impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alunos dos cursos tecnológicos e profissionais do ensino secundáriopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBadajoz, Espanhapor
oaire.citation.endPage88por
oaire.citation.issue1por
oaire.citation.startPage77por
oaire.citation.titleINFAD - Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychologypor
oaire.citation.volume2por
person.familyNamePacheco Gamboa
person.givenNameVítor Manuel
person.identifier.ciencia-idBC1E-0915-A038
person.identifier.orcid0000-0003-2129-9737
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationc4814608-63ad-42f8-a658-301cf91f962a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc4814608-63ad-42f8-a658-301cf91f962a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INFAD_010220_77-88 O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO PROCESSO DE EXPLORAÇÃO VOCACIONAL.pdf
Size:
95.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: