Repository logo
 
Publication

Processamento fonológico de pseudopalavras linguisticamente motivadas em crianças com dislexia

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Jorge
dc.contributor.authorCoutinho, Diana Raquel Silva de Sá
dc.date.accessioned2015-10-15T13:25:49Z
dc.date.available2015-10-15T13:25:49Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências da Linguagem, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractNo quadro do processo de aquisição da linguagem, o processamento fonológico tem vindo a ser objeto de investigação há já bastantes anos. Contudo, só recentemente foi possível, com novos estudos, relacionar o processamento fonológico com a dislexia, tendo as evidências de défice fonológico passado a ser consideradas um critério de inclusão no diagnóstico desta perturbação específica da linguagem. Para a avaliação das perturbações de ordem fonológica, utilizam-se vários tipos de teste. Um dos mais relevantes consiste no uso de pseudopalavras, em virtude de estas recorrerem apenas ao processamento fonológico excluindo, por definição, quaisquer pistas semântico-lexicais. Não obstante esta clara definição da função das pseudopalavras nos testes de avaliação, a maioria das baterias de provas de avaliação disponíveis não apresenta uma clara explicitação dos critérios de construção das respetivas listas de pseudopalavras. Em consequência, alguns autores têm referido resultados em que as pseudopalavras, pela sua não-conformidade com os padrões fonológicos da língua ou excessiva semelhança com palavras reais no léxico, não cumprem o seu objetivo de avaliação do processamento fonológico, sendo imediatamente classificadas pelo cérebro como palavras reais ou não-palavras (formas inválidas). Assim, considerou-se relevante desenvolver um método de construção de pseudopalavras linguisticamente motivadas, baseado em fatores exclusivamente decorrentes das propriedades do sistema fonológico da língua, tal como é possível derivá-las a partir de dados quantitativos, obtidos através da análise dos padrões combinatórios de fonemas, considerando a frequência com que estes ocorrem em corpora de dimensões apreciáveis. Presume-se, assim, que a probabilidade fonológica associada às pseudopalavras linguisticamente motivadas, construídas com base neste método, estaria correlacionada com os resultados do desempenho dos sujeitos nas provas de avaliação. Por outras palavras, quanto maior fosse o índice de probabilidade fonológica associado a uma pseudopalavra, maior deveria ser a taxa de acerto dos sujeitos. Já no caso dos sujeitos diagnosticados com dislexia, deveria observar-se diferenças significativas nesses resultados, quando comparados com os sujeitos a quem não foi diagnosticada a patologia. Neste estudo, construiu-se um instrumento de avaliação com base no método acima delineado, que foi aplicado a 12 informantes com dislexia e os 3 sujeitos normoleitores. Os resultados revelaram, em geral e de forma consistente, a validade da hipótese de investigação acima formulada. Contudo, o número de casos estudados não permite ainda generalizar estas observações, carecendo de uma investigação mais abrangente.pt_PT
dc.identifier.tid202288471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6905
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da linguagempt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectAquisição de linguagempt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.titleProcessamento fonológico de pseudopalavras linguisticamente motivadas em crianças com dislexiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Linguagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Diana_Tese_Maio2014rev2.pdf
Size:
2.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: