Repository logo
 
Publication

A análise de sentimentos na hotelaria em Portugal: caso de estudo em hotéis de 4 e 5 estrelas a operar em regime tudo incluído

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRassal, Carimo
dc.contributor.advisorAntónio, Nuno
dc.contributor.authorBeckmann, Luana Jasmin de Gouveia
dc.date.accessioned2023-02-02T12:07:19Z
dc.date.available2023-02-02T12:07:19Z
dc.date.issued2022-07-22
dc.description.abstractO avanço tecnológico e a consequente importância que o electronic word-of-mouth e os canais de comunicação digitais representam no meio digital, impulsionam a necessidade de analisar a opinião dos consumidores de modo a incrementar a qualidade do serviço prestado. A temática de investigação incide na análise de sentimentos de 9226 comentários online redigidos na plataforma TripAdvisor provenientes de 65 hotéis de 4 e 5 estrelas a operar em regime tudo incluído (TI), em Portugal. O período da amostra é compreendido entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de outubro de 2020. O método de investigação fundamenta-se na revisão de literatura, na análise de comentários do TripAdvisor, com recurso ao software Nvivo, e na implementação de 65 questionários via Google Forms aos profissionais da gestão hoteleira. Evidencia-se que os comentários dos hóspedes do TripAdvisor apresentam um tom moderadamente negativo e moderadamente positivo, o que transmite um sentimento misto. Em paralelo, destacam como muito importante os atributos comida, quarto e colaboradores. Por sua vez, os responsáveis pela gestão hoteleira enumeram como muito importantes os atributos colaboradores, comida, segurança, higiene e limpeza. Em suma, os atributos de hotel valorizados como muito importante, tanto para hóspedes, como para os responsáveis pela gestão hoteleira são os atributos relacionados com comida e colaboradores, o que converge com a literatura existente.pt_PT
dc.description.abstractThe technological advance in the digital environment and the consequent importance that electronic word-of-mouth represents in the digital era highlights the need to study the opinion of consumers, in order to increase the quality of the service provided. The research focuses on the analysis of 9226 online reviews written on the TripAdvisor platform, from 65 4- and 5-star hotels operating on all inclusive (AI), in Portugal. The sample period is between 1st January 2019 and 31st October 2020. The research method is based on the literature review, TripAdvisor analysis using Nvivo software, and the implementation of 65 questionnaires to hotel managers through Google Forms. It is highlighted that TripAdvisor guest reviews represent a moderately negative to moderately positive tone, which represents a mixed feeling. At the same time, the attributes related to food, room and employees stand out as very important. Hotel managers, in their turn, list the associated attributes food, safety, hygiene and cleanliness as very important. In short, the hotel attributes valued as very important, both for guests and for hotel managers, are attributes related to food and employees, these results converge with the existing literature.pt_PT
dc.identifier.tid203117794pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18986
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnálise de sentimentospt_PT
dc.subjectComentários onlinept_PT
dc.subjectQualidade de serviçopt_PT
dc.subjectTudo incluídopt_PT
dc.subjectNvivopt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.titleA análise de sentimentos na hotelaria em Portugal: caso de estudo em hotéis de 4 e 5 estrelas a operar em regime tudo incluídopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - MDGH - Luana Beckmann.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: