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Capa | 91.5 KB | Microsoft Word | ||
Relatório | 16.39 MB | Microsoft Word | ||
Anexo 1 | 29.5 KB | Microsoft Word | ||
Anexo 2 | 9.69 MB | Microsoft Word | ||
Anexo 3 | 12.22 MB | Microsoft Word |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho procurou-se evidenciar a importância de um adequado conhecimento do desenho infantil enquanto testemunho do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Nesse sentido, num contexto de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado um estudo junto de quatro crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos, o qual incidiu sobre a representação da figura humana. Para tal foram recolhidos durante o ano desenhos, que foram analisados em função da sua congruência com o respectivo nível etário e com base nalgumas outras características.
Complementarmente foram seleccionados desenhos realizados ao longo do ano, com o intuito de serem analisados averiguando a sua congruência com algumas das etapas do desenho infantil.
Em conclusão, verificámos que o menino mais novo se destaca das outras crianças, devido à forma rudimentar como desenha a figura humana e dado que os seus traços nos desenhos são ainda muito descontrolados. Note-se, todavia, que isto na idade de 3 anos é habitual. Por outro lado, o menino mais velho salienta-se por apresentar uma representação da figura humana particularmente desenvolvida.
Description
Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Desenho infantil Etapas Figura humana Evolução Educação pré-escolar