Publication
Abordagens ao estudo e sucesso Académico no Ensino Superior
dc.contributor.author | Valadas, Sandra T. | |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T10:07:15Z | |
dc.date.available | 2021-02-19T10:07:15Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.updated | 2021-02-18T16:35:25Z | |
dc.description.abstract | O sucesso académico no Ensino Superior tem sido associado à qualidade do envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem. Uma das formas de analisar este envolvimento recorre ao conceito de abordagens à aprendizagem ou ao estudo, que têm sido tipificadas como profunda, superficial e estratégica. Este artigo analisa o efeito preditor das abordagens ao estudo no sucesso académico, após a consideração de algumas variáveis pessoais e académicas dos estudantes. Uma amostra de 429 estudantes, repartidos por 1º e 4º anos de cursos na área das Ciências Humanas e Sociais (CH&S) e Ciências e Tecnologias (C&T), respondeu ao Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), tendo também facultado o número de UC's em atraso. Os resultados sugerem que o número de UC's em atraso, estando logicamente dependente do ano escolar em que os estudantes se encontram, está associado à área do curso (maior insucesso nos estudantes de C&T), sexo (maior insucesso nos estudantes do sexo masculino) e abordagem superficial apática (maior insucesso por parte dos alunos que mais recorrem a estratégias cognitivas e motivacionais superficiais). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-57748 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/15127 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | PsyAssessmentLab | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Abordagens ao estudo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.title | Abordagens ao estudo e sucesso Académico no Ensino Superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista E-Psi | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Valadas | |
person.givenName | Sandra | |
person.identifier.ciencia-id | B110-DAAC-D3B9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0531-8064 | |
rcaap.cv.cienciaid | B110-DAAC-D3B9 | Sandra Valadas | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Revista_E_Psi_Adaptacao_e_Sucesso_Academico_no_Ensino_Superior.pdf
- Size:
- 4.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format