Repository logo
 
Publication

Abordagens ao estudo e sucesso Académico no Ensino Superior

dc.contributor.authorValadas, Sandra T.
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.date.accessioned2021-02-19T10:07:15Z
dc.date.available2021-02-19T10:07:15Z
dc.date.issued2014
dc.date.updated2021-02-18T16:35:25Z
dc.description.abstractO sucesso académico no Ensino Superior tem sido associado à qualidade do envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem. Uma das formas de analisar este envolvimento recorre ao conceito de abordagens à aprendizagem ou ao estudo, que têm sido tipificadas como profunda, superficial e estratégica. Este artigo analisa o efeito preditor das abordagens ao estudo no sucesso académico, após a consideração de algumas variáveis pessoais e académicas dos estudantes. Uma amostra de 429 estudantes, repartidos por 1º e 4º anos de cursos na área das Ciências Humanas e Sociais (CH&S) e Ciências e Tecnologias (C&T), respondeu ao Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), tendo também facultado o número de UC's em atraso. Os resultados sugerem que o número de UC's em atraso, estando logicamente dependente do ano escolar em que os estudantes se encontram, está associado à área do curso (maior insucesso nos estudantes de C&T), sexo (maior insucesso nos estudantes do sexo masculino) e abordagem superficial apática (maior insucesso por parte dos alunos que mais recorrem a estratégias cognitivas e motivacionais superficiais).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-57748
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/15127
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPsyAssessmentLabpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAbordagens ao estudopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.titleAbordagens ao estudo e sucesso Académico no Ensino Superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage47pt_PT
oaire.citation.titleRevista E-Psipt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameValadas
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-idB110-DAAC-D3B9
person.identifier.orcid0000-0002-0531-8064
rcaap.cv.cienciaidB110-DAAC-D3B9 | Sandra Valadas
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista_E_Psi_Adaptacao_e_Sucesso_Academico_no_Ensino_Superior.pdf
Size:
4.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format