Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.17 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O sucesso académico no Ensino Superior tem sido associado à qualidade do envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem. Uma das formas de analisar este envolvimento recorre ao conceito de abordagens à aprendizagem ou ao estudo, que têm sido tipificadas como profunda, superficial e estratégica. Este artigo analisa o efeito preditor das abordagens ao estudo no sucesso académico, após a consideração de algumas variáveis pessoais e académicas dos estudantes. Uma amostra de 429 estudantes, repartidos por 1º e 4º anos de cursos na área das Ciências Humanas e Sociais (CH&S) e Ciências e Tecnologias (C&T), respondeu ao Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), tendo também facultado o número de UC's em atraso. Os resultados sugerem que o número de UC's em atraso, estando logicamente dependente do ano escolar em que os estudantes se encontram, está associado à área do curso (maior insucesso nos estudantes de C&T), sexo (maior insucesso nos estudantes do sexo masculino) e abordagem superficial apática (maior insucesso por parte dos alunos que mais recorrem a estratégias cognitivas e motivacionais superficiais).
Description
Keywords
Abordagens ao estudo Ensino Superior
Citation
Publisher
PsyAssessmentLab