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Authors
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Abstract(s)
Os efeitos da pandemia extrapolaram idades e fronteiras, atingindo todas as faixas etárias. Em Portugal,
como na maior parte dos países do Mundo, atravessamos uma conjuntura de graves desigualdades sociais, fenómenos de exclusão social e pobreza, falta de oportunidades, no que diz respeito ao acesso a saúde, a educação, a cultura e a justiça e direitos para todos, situações agravadas pela Pandemia da Covid-19.
A população idosa no presente contexto, identificado como grupo vulnerável, apresenta um maior risco de
complicações na doença, a morte é significativamente mais elevada em idosos com comorbidades bem como o risco de complicações também é mais acentuado. A pandemia veio mostrar-nos que todos os idosos são diferentes e possuem as suas particularidades.
Para compreender o impacto da pandemia na vida dos idosos realizou-se um trabalho exploratório, qualitativo
e descritivo, suportado por um guião de entrevista semiestruturada, a 17 pessoas com mais de 67 anos, residentes na região do Algarve. O objetivo geral do estudo era entender as significações subjetivas e perceções dos participantes relativamente à forma como encararam as restrições sociais, como geriram a impossibilidade ou diminuição dos contactos sociais e como se readaptaram a uma nova realidade e que recursos ou estratégias utilizaram.
Os resultados demostraram que a maioria dos entrevistados acredita que a crise pandémica teve impactos
significativos nas suas relações sociais e na saúde física e mental, uma vez que se viram privados, dados os
sucessivos confinamentos, de realizarem as suas atividades.
As respostas à pandemia devem ser multidisciplinares, aliando a prática à teoria, colaborativas, onde exista
a negociação de parcerias locais e nacionais, com apoios económicos para minimizar as desigualdades sociais no acesso a bens e serviços por parte dos idosos.
Description
Keywords
Idosos Pandemia Consequências Perceções
Citation
Luísa, C. (2021). O impacto da pandemia Covid-19 na vida dos idosos: perceção e mudança. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 29–40. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v3.2267
Publisher
International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología