Publication
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria Leonor | |
dc.contributor.author | Bentes, Carina Isabel Cabrita | |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T13:19:56Z | |
dc.date.available | 2016-04-29T13:19:56Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | O presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto pré-escolar, no âmbito da unidade curricular de PES, ao longo do ano letivo de 2013/2014, num jardim de infância (JI) situado na cidade de Faro. Pretende-se, como objetivo geral, compreender o processo de inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE) no jardim de infância. Para se atingir o objetivo geral e os objetivos específicos que dele surgiram, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, numa abordagem interpretativa e tomando por design o estudo de caso. Assim sendo, numa primeira fase, procedeu-se à análise documental, mais concretamente do Projeto Educativo (PE) da instituição, sendo este um dos principais documentos orientadores da vida organizativa das instituições. Numa fase posterior, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas a três intervenientes (coordenadora pedagógica, educadora e mãe da criança com NEE) com o objetivo de conhecer e compreender as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE no jardim de infância. Ao longo da investigação recorreu-se, também, à técnica de observação não-participante e ao registo de notas através de um diário de campo, de forma a complementar as informações obtidas através das restantes formas de recolha de dados. Com o presente estudo, verificou-se que são variados os fatores que acabam por influenciar o processo de inclusão de uma criança com NEE, neste caso, no jardim de infância. A escolha da instituição, o momento da matrícula, as estratégias utilizadas por parte dos profissionais, a superação dos medos e receios por parte destes, a aceitação por parte das restantes crianças e até mesmo a relação entre a família e a instituição são fatores que influenciam todo o processo e determinam o sucesso da inclusão da criança. Reconhece-se a importância da educação inclusiva e toma-se consciência da diversidade de fatores como os referidos como necessários para a sua concretização. A educação inclusiva só se consolida com a prática de quem a implementa, assentando no princípio de tratamento igual de todas as crianças, respeitando as diferenças individuais e pressupondo diversidade curricular e de estratégias de ensino/aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202229181 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8093 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Jardins de infância | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.title | A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório final - A inclusão de uma criança com NEE no JI - um estudo de caso - Versão PDF.pdf
- Size:
- 2.75 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: