Repository logo
 
Publication

A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Maria Leonor
dc.contributor.authorBentes, Carina Isabel Cabrita
dc.date.accessioned2016-04-29T13:19:56Z
dc.date.available2016-04-29T13:19:56Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto pré-escolar, no âmbito da unidade curricular de PES, ao longo do ano letivo de 2013/2014, num jardim de infância (JI) situado na cidade de Faro. Pretende-se, como objetivo geral, compreender o processo de inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE) no jardim de infância. Para se atingir o objetivo geral e os objetivos específicos que dele surgiram, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, numa abordagem interpretativa e tomando por design o estudo de caso. Assim sendo, numa primeira fase, procedeu-se à análise documental, mais concretamente do Projeto Educativo (PE) da instituição, sendo este um dos principais documentos orientadores da vida organizativa das instituições. Numa fase posterior, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas a três intervenientes (coordenadora pedagógica, educadora e mãe da criança com NEE) com o objetivo de conhecer e compreender as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE no jardim de infância. Ao longo da investigação recorreu-se, também, à técnica de observação não-participante e ao registo de notas através de um diário de campo, de forma a complementar as informações obtidas através das restantes formas de recolha de dados. Com o presente estudo, verificou-se que são variados os fatores que acabam por influenciar o processo de inclusão de uma criança com NEE, neste caso, no jardim de infância. A escolha da instituição, o momento da matrícula, as estratégias utilizadas por parte dos profissionais, a superação dos medos e receios por parte destes, a aceitação por parte das restantes crianças e até mesmo a relação entre a família e a instituição são fatores que influenciam todo o processo e determinam o sucesso da inclusão da criança. Reconhece-se a importância da educação inclusiva e toma-se consciência da diversidade de fatores como os referidos como necessários para a sua concretização. A educação inclusiva só se consolida com a prática de quem a implementa, assentando no princípio de tratamento igual de todas as crianças, respeitando as diferenças individuais e pressupondo diversidade curricular e de estratégias de ensino/aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid202229181
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8093
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectJardins de infânciapt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.titleA inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final - A inclusão de uma criança com NEE no JI - um estudo de caso - Versão PDF.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: