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Advisor(s)
Abstract(s)
Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas
de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e
visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um
factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação.
Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum modo
na utilização de mecanismos de dupla codificação. Comparámos o desempenho de
dois grupos de crianças com diferentes competências de leitura, mas equivalentes na
idade e em anos de escolaridade, numa prova de memória não verbal. Foram definidas
três condições experimentais, manipulando o grau em que os itens a memorizar eram
verbalizáveis. Os resultados mostraram que o grupo com melhores competências de
leitura apresenta um desempenho superior na condição pictórica mais difícil de verbalizar
quando comparado com o grupo com piores competências de leitura. Estes resultados
são discutidos à luz do contributo das competências de leitura na facilitação em utilizar
estratégias de dupla codificação para codificar a informação visuo-espacial em memória
de trabalho.
Description
Keywords
Memória de trabalho visuo-espacial Desenvolvimento da memória de trabalho Competências de leitura Estratégias de dupla codificação
Citation
Inácio, Filomena, Bramão, Inês, Faísca, Luís e Reis, Alexandra. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Revista de Psicologia e Educação. 2011, vol. Branco (1,2), pp. 85-93.
Publisher
Universidade da Beira Interior