Repository logo
 
Publication

A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação

dc.contributor.authorInácio, Filomena
dc.contributor.authorBramão, Inês
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.contributor.authorReis, Alexandra
dc.date.accessioned2014-08-01T09:37:32Z
dc.date.available2014-08-01T09:37:32Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractRecentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum modo na utilização de mecanismos de dupla codificação. Comparámos o desempenho de dois grupos de crianças com diferentes competências de leitura, mas equivalentes na idade e em anos de escolaridade, numa prova de memória não verbal. Foram definidas três condições experimentais, manipulando o grau em que os itens a memorizar eram verbalizáveis. Os resultados mostraram que o grupo com melhores competências de leitura apresenta um desempenho superior na condição pictórica mais difícil de verbalizar quando comparado com o grupo com piores competências de leitura. Estes resultados são discutidos à luz do contributo das competências de leitura na facilitação em utilizar estratégias de dupla codificação para codificar a informação visuo-espacial em memória de trabalho.por
dc.identifier.citationInácio, Filomena, Bramão, Inês, Faísca, Luís e Reis, Alexandra. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Revista de Psicologia e Educação. 2011, vol. Branco (1,2), pp. 85-93.por
dc.identifier.issn1645-6084
dc.identifier.otherAUT: MIB02287; AIR01687; LFA00717;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4902
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectMemória de trabalho visuo-espacialpor
dc.subjectDesenvolvimento da memória de trabalhopor
dc.subjectCompetências de leiturapor
dc.subjectEstratégias de dupla codificaçãopor
dc.titleA influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage93por
oaire.citation.startPage85por
oaire.citation.titleRevista de Psicologia e Educaçãopor
oaire.citation.volumeBranco 1, 2por
person.familyNameInácio
person.familyNameBramão
person.familyNameFaísca
person.familyNameReis
person.givenNameFilomena
person.givenNameInês
person.givenNameLuís
person.givenNameAlexandra
person.identifier1506096
person.identifierA-4633-2013
person.identifier387336
person.identifier.ciencia-idB211-E17C-4954
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.ciencia-id4B10-E7E6-1D6A
person.identifier.orcid0000-0003-4387-0578
person.identifier.orcid0000-0002-5593-6610
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.orcid0000-0001-5598-0999
person.identifier.ridA-4440-2013
person.identifier.scopus-author-id37112275500
person.identifier.scopus-author-id16068281000
person.identifier.scopus-author-id6503944802
person.identifier.scopus-author-id7202574376
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication848059f1-72a8-47f2-9e57-64c560f58644
relation.isAuthorOfPublicationd1b21dcb-ae97-45f5-80a3-f0e05f47bb9f
relation.isAuthorOfPublicatione21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1
relation.isAuthorOfPublication4773c6f5-4b9c-4cbf-b8ef-7386f5d8a93d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A influencia das competencias de leitura nas estrategias de dupla codificacao.pdf
Size:
574.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: