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ApĂłs dĂ©cadas de tentativas de resolução do problema de TransferĂȘncia da Formação, poderia parecer que existe um maior sucesso na sua relação teĂłrico-prĂĄtica. No entanto, atĂ© mesmo depois de se terem produzido modelos teĂłricos especificando que variĂĄveis influenciam a transferĂȘncia, continuamos a ler estimativas despontadoras de aplicação da formação ao trabalho. Pretende-se avaliar o efeito exercido por determinados antecedentes sobre a TransferĂȘncia da Formação (variĂĄvel critĂ©rio). Analisa-se, ainda, o efeito mediador de duas variĂĄveis (Auto-eficĂĄcia e Motivação para transferir) na relação entre estes antecedentes e a variĂĄvel critĂ©rio. Inquiriram-se 128 jardineiros (e os seus supervisores) pĂłs-formação e no local de trabalho atravĂ©s do Learning Transfer System Inventory (LTSI), de indicadores de Warr, Allan & Birdi (1999) e de um questionĂĄrio de Satisfação da Acção de Formação. As anĂĄlises de regressĂŁo efectuadas confirmam a relação directa dos antecedentes avaliados sobre a TransferĂȘncia da Formação. Relativamente ao efeito mediador testado, os resultados mostram que a percepção de Auto-EficĂĄcia do desempenho e da Motivação para Aplicar a Formação sĂł quando aparecem juntas conseguem exercer efeito mediador. Os resultados obtidos fornecem apoio empĂrico relativamente aos modelos teĂłricos neste domĂnio os quais defendem que para que a formação seja transferida para o local de trabalho Ă© necessĂĄrio que o conteĂșdo formativo seja retido ao longo do tempo.
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Keywords
Antecedentes Mediadores Formação TransferĂȘncia Local de trabalho
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ESGHT, Universidade do Algarve