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Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelaria

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A presente investigação propõe um modelo analítico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: “Características do Trabalho” (Hackman & Oldham, 1987), “Três Componentes do Envolvimento Organizacional” (Allen & Meyer, 1990) e “Intenção de Turnover” (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exercido por determinados antecedentes de atitudes positivas no trabalho (potencial motivador do trabalho, percepção de alternativas de empregabilidade e de sacrifícios elevados) em variáveis de resultado (intenção de turnover e recomendação da empresa), analisando-se o papel mediador das atitudes (implicação afectiva, satisfação geral e satisfação orientada para o cliente) sobre essa relação. Para o efeito, inquiriu-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria, recorrendo aos instrumentos “Satisfação Orientada para o Cliente Interno” (especialmente desenvolvido para o efeito), “Affective, Normative and Continuance Commitment” (versão portuguesa de Almeida, Faisca & Jesus, 2007) e Job Diagnostic Survey (versão portuguesa de Almeida, Faísca e Jesus, 2009). Adoptou-se uma metodologia de análise de dados diversificada (regressões múltiplas e equações estruturais), tendo os resultados evidenciado um efeito positivo e significativo dos antecedentes nas variáveis de resultado analisadas: as variáveis antecedentes explicam 46% variação da intenção de sair da empresa e 33% da recomendação da empresa. Alguns antecedentes estudados exerceram efeito directo sobre as variáveis resposta, outros exerceram indirecto através das atitudes de satisfação no trabalho e implicação afectiva. Estes resultados são discutidos à luz do desenvolvimento de modelos de intervenção que envolva atitudes e intenções de comportamento com implicações relevantes para as organizações de hotelaria.

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Keywords

Hotelaria Gestão de Recursos Humanos Atitudes

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Universidade do Algarve