Repository logo
 
Publication

Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelaria

dc.contributor.authorAlmeida, H.
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.contributor.authorJesus, Saúl
dc.date.accessioned2012-07-25T14:38:06Z
dc.date.available2012-07-25T14:38:06Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA presente investigação propõe um modelo analítico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: “Características do Trabalho” (Hackman & Oldham, 1987), “Três Componentes do Envolvimento Organizacional” (Allen & Meyer, 1990) e “Intenção de Turnover” (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exercido por determinados antecedentes de atitudes positivas no trabalho (potencial motivador do trabalho, percepção de alternativas de empregabilidade e de sacrifícios elevados) em variáveis de resultado (intenção de turnover e recomendação da empresa), analisando-se o papel mediador das atitudes (implicação afectiva, satisfação geral e satisfação orientada para o cliente) sobre essa relação. Para o efeito, inquiriu-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria, recorrendo aos instrumentos “Satisfação Orientada para o Cliente Interno” (especialmente desenvolvido para o efeito), “Affective, Normative and Continuance Commitment” (versão portuguesa de Almeida, Faisca & Jesus, 2007) e Job Diagnostic Survey (versão portuguesa de Almeida, Faísca e Jesus, 2009). Adoptou-se uma metodologia de análise de dados diversificada (regressões múltiplas e equações estruturais), tendo os resultados evidenciado um efeito positivo e significativo dos antecedentes nas variáveis de resultado analisadas: as variáveis antecedentes explicam 46% variação da intenção de sair da empresa e 33% da recomendação da empresa. Alguns antecedentes estudados exerceram efeito directo sobre as variáveis resposta, outros exerceram indirecto através das atitudes de satisfação no trabalho e implicação afectiva. Estes resultados são discutidos à luz do desenvolvimento de modelos de intervenção que envolva atitudes e intenções de comportamento com implicações relevantes para as organizações de hotelaria.por
dc.identifier.otherAUt: SNJ01266;LFA00717;HAL01534;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1550
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Algarvepor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectGestão de Recursos Humanospor
dc.subjectAtitudespor
dc.titleDesenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelariapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropor
oaire.citation.titleActas do X Encontro de Psicologia no Algarve: Desafios na intervenção Psicológica em situação de crise.por
person.familyNameRODRIGUES GUITA ALMEIDA
person.familyNameFaísca
person.familyNameNeves de Jesus
person.givenNameMARIA HELENA
person.givenNameLuís
person.givenNameSaúl
person.identifierA-4633-2013
person.identifier.ciencia-id751C-C12F-461A
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.ciencia-id9A12-2DA2-4C0F
person.identifier.orcid0000-0002-8186-3507
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.orcid0000-0003-2019-1011
person.identifier.scopus-author-idP-6010-2017
person.identifier.scopus-author-id6503944802
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication016f1087-ecb4-45ac-80ff-e7efd8d592e8
relation.isAuthorOfPublicatione21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1
relation.isAuthorOfPublication440a7f91-c74d-472c-8228-0c2db46d6cbb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery016f1087-ecb4-45ac-80ff-e7efd8d592e8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atitudes positivas e intenções de comportamentio.pdf
Size:
334.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: