Publication
O ensino de matemática e a educação financeira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Tavares, Catarina Martins | |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T10:10:55Z | |
dc.date.available | 2016-04-07T10:10:55Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | O interesse em elaborar o presente relatório deve-se ao facto da minha experiência nos últimos anos me ter permitido constatar os benefícios da relação entre o ensino de matemática e a educação financeira. O ensino de matemática pode assumir diversos contextos, embora o seu local privilegiado seja a sala de aula. Contudo, há diversas situações e momentos em que a matemática está a ser ensinada com mais ou menos consciência dessa aprendizagem por parte dos seus destinatários. Este relatório de atividade profissional pretende transmitir a experiência de uma professora de matemática que descobriu formas de a ensinar, fora da sala de aula, não só em explicações e aulas particulares mas também com outro tipo de ações noutras áreas como, por exemplo, a educação financeira. Além disso, a minha experiência resulta de ter complementado a formação académica em áreas como Contabilidade, Banca e Seguros, Marketing e de ter sido integrada no grupo de trabalho da literacia financeira ao entrar para o Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA). Mais especificamente, no PmatE acompanhei, desde 2010, uma exposição itinerante e interativa de educação financeira, EDUCAÇÃO+ Financeira, de norte a sul do país que, contou com a participação de mais de 55.000 alunos. Esta interação com os alunos é aproveitada também para ensinar matemática. Ainda é importante referir que, no âmbito da literacia financeira participei na criação da Escola Aberta de Educação Financeira e desenvolvi ações diversificadas, tais como workshops, palestras e conferências internacionais. Neste relatório apresento o modo como, nas minhas intervenções, aproveitei a educação financeira, devido à sua abrangência e transversalidade, para a transmissão de conhecimentos da disciplina de matemática. Também, baseada na minha experiência profissional, sugiro algumas outras possibilidades de trabalhos e novos desafios educativos | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202208150 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7951 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_PT |
dc.subject | Finanças | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.title | O ensino de matemática e a educação financeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de atividade profissional_Catarina Martins Tavares_ nº17859.pdf
- Size:
- 5.2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: