Repository logo
 
Publication

O ensino de matemática e a educação financeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Helena
dc.contributor.authorTavares, Catarina Martins
dc.date.accessioned2016-04-07T10:10:55Z
dc.date.available2016-04-07T10:10:55Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO interesse em elaborar o presente relatório deve-se ao facto da minha experiência nos últimos anos me ter permitido constatar os benefícios da relação entre o ensino de matemática e a educação financeira. O ensino de matemática pode assumir diversos contextos, embora o seu local privilegiado seja a sala de aula. Contudo, há diversas situações e momentos em que a matemática está a ser ensinada com mais ou menos consciência dessa aprendizagem por parte dos seus destinatários. Este relatório de atividade profissional pretende transmitir a experiência de uma professora de matemática que descobriu formas de a ensinar, fora da sala de aula, não só em explicações e aulas particulares mas também com outro tipo de ações noutras áreas como, por exemplo, a educação financeira. Além disso, a minha experiência resulta de ter complementado a formação académica em áreas como Contabilidade, Banca e Seguros, Marketing e de ter sido integrada no grupo de trabalho da literacia financeira ao entrar para o Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA). Mais especificamente, no PmatE acompanhei, desde 2010, uma exposição itinerante e interativa de educação financeira, EDUCAÇÃO+ Financeira, de norte a sul do país que, contou com a participação de mais de 55.000 alunos. Esta interação com os alunos é aproveitada também para ensinar matemática. Ainda é importante referir que, no âmbito da literacia financeira participei na criação da Escola Aberta de Educação Financeira e desenvolvi ações diversificadas, tais como workshops, palestras e conferências internacionais. Neste relatório apresento o modo como, nas minhas intervenções, aproveitei a educação financeira, devido à sua abrangência e transversalidade, para a transmissão de conhecimentos da disciplina de matemática. Também, baseada na minha experiência profissional, sugiro algumas outras possibilidades de trabalhos e novos desafios educativospt_PT
dc.identifier.tid202208150
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7951
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de matemáticapt_PT
dc.subjectFinançaspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.titleO ensino de matemática e a educação financeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de atividade profissional_Catarina Martins Tavares_ nº17859.pdf
Size:
5.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: