Publication
A mente, o olho e a voz da luz - o pensamento fotográfico e o fotógrafo-narrador: experiências autorais e estéticas no universo do olhar sobre Salvador, na Bahia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Claudia Albuquerque Lima Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T09:39:33Z | |
dc.date.available | 2018-09-17T09:39:33Z | |
dc.date.issued | 2018-04-20 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | A visão onírica, utópica e delirante que o universo da arte propôs para Salvador, na Bahia, vem sendo atualizada nas últimas 70 décadas a partir da percepção de fotógrafos, que contribuem na construção de um discurso distópico sobre um cenário de resistência, diferenças sociais e étnicas marcantes. Ao investigar o fenômeno da narrativa fotográfica, a partir da análise das obras dos fotógrafos Pierre Verger e Adenor Gondim, verificou-se uma linguagem imagética autoral e canonizada sobre a cidade. A tese levanta questões em torno do conceito do fotógrafo-narrador tomando como referência a obra de Walter Benjamin, além das abordagens de Vilém Flusser, Renato Ortiz, Teixeira Coelho, dentre outros. Tais leituras levaram à compreensão dos rearranjos políticos-culturais e do surgimento de uma nova estética que influenciaram a desconstrução das narrativas hegemônicas do poder e na reelaboração de uma nova concepção não linear e democrática do campo de visão das massas. Ancorando-se na concepção de fotografia enquanto fragmento de constituição dos indivíduos, elaborou-se uma reflexão sobre o Pensamento Fotográfico, no qual uma imagem mental prévia antecipa-se ao registro do fotógrafo o auxiliando no processo artístico. Utilizando a metodologia qualitativa hipotético-dedutiva, com ênfase no método fenomenológico mundano de base merleau-pontyana, foi possível categorizar os elementos das imagens selecionadas enfatizando: memória, reprodutibilidade, percepção, liberdade artística, subjetividade e o papel da (in)consciência do artista enquanto produtor de uma visualidade de seu tempo e espaço. Também evidenciou-se a presença de um conjunto de elementos, não meramente estéticos, que condicionam e replicam o olhar para temas, objetos e cenários, o que inclui a influência direta de diferentes agentes promotores de uma visão parcial e estratégica de Salvador. Portanto, caberia à nova geração de fotógrafos perceber a magnitude estética e cultural que ainda há por ser revelada da cidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101478640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10813 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Fotógrafo-narrador | pt_PT |
dc.subject | Pensamento fotográfico | pt_PT |
dc.subject | Narrativas visuais | pt_PT |
dc.subject | Salvador | pt_PT |
dc.subject | Pierre Verger | pt_PT |
dc.subject | Adenor Gondim | pt_PT |
dc.title | A mente, o olho e a voz da luz - o pensamento fotográfico e o fotógrafo-narrador: experiências autorais e estéticas no universo do olhar sobre Salvador, na Bahia | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Doutor | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes | pt_PT |