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Relatório de estudo de marketing: movimento pró-animal de Faro

dc.contributor.authorRodrigues, Gonçalo
dc.contributor.authorVong, Jessica
dc.contributor.authorValadas, Leonel
dc.contributor.authorAraújo, Silvia
dc.contributor.authorKuksova, Verónica
dc.contributor.authorBender, Ana Carolina
dc.contributor.authorAgapito, Dora Lúcia Miguel
dc.date.accessioned2025-11-06T13:06:55Z
dc.date.available2025-11-06T13:06:55Z
dc.date.issued2025-10-22
dc.description.abstractO bem-estar animal é uma das condições que, concretizadas, colocam a humanidade mais perto de um estilo de vida mais sustentável e do usufruto de um planeta mais saudável. A sua importância é inclusive reconhecida por organizações como a ONU, estando patente em 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (objetivos 14 e 15). No entanto até que ponto a importância da causa animal é reconhecida pela sociedade em geral, ou seja, que perceções o cidadão comum tem acerca deste assunto? Este estudo, desenvolvido por estudantes na licenciatura em Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da UALG com equipa docente e com o apoio do Movimento Pró Animal de Faro, visou estudar e analisar o comportamento e a perceção do cidadão comum em relação à causa animal. Através de uma amostragem não probabilística, assente no método de recolha “bola de neve”, procedeu-se a uma recolha de dados. Posteriormente, os dados foram sujeitos a análise estatística e interpretação. Os principais dados secundários utilizados neste estudo derivam da informação partilhada pela representante do MAF durante uma sessão em que apresentou o caso aos estudantes. Ainda, recorreu-se também a dados disponíveis em plataformas de notícias e outros documentos oficiais online. Foram recolhidos 279 questionários respondidos, tendo sido validados 269. Da amostra recolhida, 73% dos inquiridos residem nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão (concelhos próximos do MAF). A maioria dos inquiridos é do sexo feminino (69%) e tem entre 18 a 29 anos (58%). Cerca de 66% dos inquiridos revelaram total desconhecimento acerca do MAF e a maioria dos inquiridos considera que as redes sociais têm um papel relevante na obtenção de informação e na sensibilização acerca da causa animal. Face ao exposto, é recomendado que o MAF aposte na divulgação das suas atividades, nomeadamente nas redes sociais e no seu site, procure criar parcerias com empresas e outras organizações, continue a sensibilizar a população para práticas responsáveis e aposte na criação de campanhas temáticas.por
dc.identifier.doi10.34623/2z9a-gs08
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27877
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.titleRelatório de estudo de marketing: movimento pró-animal de Faropor
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleMovimento pró animal de Faro
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBender
person.familyNameAgapito
person.givenNameAna Carolina
person.givenNameDora Lúcia Miguel
person.identifier.ciencia-idE916-7EF5-46FC
person.identifier.ciencia-idE81D-1D5A-2CB0
person.identifier.orcid0000-0001-8262-5466
person.identifier.orcid0000-0002-2568-3720
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