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Achegas para a atividade artística do padre António Soares da Silva (1716-1770) no âmbito do rococó minhoto
dc.contributor.author | Lopes, Raúl C. Sampaio | |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T12:34:48Z | |
dc.date.available | 2022-09-27T12:34:48Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O rococó minhoto foi um fenómeno em que, sob a tutela de dois arcebispos de sangue real, D. José de Bragança e D. Gaspar de Bragança, num momento notável de prosperidade da região, com as múltiplas confrarias e ordens religiosas a rivalizar na decoração dos seus espaços, se desenvolveu uma arte singular com sua mais característica inspiração nas gravuras ornamentais e livros de arquitetura que vinham em grande quantidade sobretudo de Augsburgo e de Paris. Para só falar dos mais profícuos autores, os estudos impulsionadores mais importantes deste fenómeno foram desenvolvidos nas décadas de 1950-1970 por Germain Bazin, Flávio Gonçalves, John Bury, Marie-Thérèse Mandroux-França e Robert C. Smith, com as suas famosas publicações sobre Frei José Vilaça (1731-1809) e André Soares (1720-1769), e foram depois revistos, corrigidos e expandidos até à atualidade por, entre outros, Aurélio de Oliveira, Manuel Joaquim Moreira da Rocha e Eduardo Pires de Oliveira, cuja tese de doutoramento sobre André Soares data de 20111. Em 2014, acrescentei eu próprio algo a esta já larga bibliografia, tentando dar uma imagem global do fenómeno e alguma importância a outros artistas menos estudados neste contexto, como o padre António Soares da Silva (1716-1770), o entalhador António da Cunha Correia Vale (ativo 1745-1791), o jovem Carlos Amarante (1748-1815) ou um misterioso e hipotético “mestre de Labruja”2. Neste artigo, é sobre a personalidade artística do primeiro, o irmão mais velho de André Soares, que me quero deter, retomando e desenvolvendo o estudo feito anteriormente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-8052 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/18307 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Algarve | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Padre António Soares da Silva | pt_PT |
dc.subject | Rococó minhoto | pt_PT |
dc.title | Achegas para a atividade artística do padre António Soares da Silva (1716-1770) no âmbito do rococó minhoto | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 13 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.title | Promontoria, Revista de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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