Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Por uma cultura de aprendizagem na Guiné - Bissau: projeto de formação de uma academia sénior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação final.pdf1.25 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A ciência já demonstrou que, nas sociedades atuais, as pessoas têm a probabilidade de viver mais tempo. O facto de as pessoas estarem vivendo mais, não significa que estejam vivendo melhor, com mais qualidade de vida, com melhor saúde e tendo as suas necessidades atendi-das. Em resposta, a esta problemática a OMS estabeleceu diferentes diretrizes para apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades. A Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030. Foi com esta ideia que se realizou este trabalho, tendo em conta que o autor é guineense e pretende voltar à sua terra natal, também para contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da criação de uma Academia Sénior. Foi com esse propósito que realizou um trabalho de diagnostico, iniciado em Faro e concluído na Guiné, onde realizou entrevistas a vários grupos, em particular em duas comunidades com médias de idade proximas dos 70 anos, em que os representantes dessas comunidades eram analfabetos. A ideia de criar uma Academia Sénior prende-se com a necessidade de implementar ações educativas e dinamizar outras atividades que respeitem os interesses das pessoas no sentido de promover animação comunitária centrada no desenvolvimento humano. Para o autor, a cria-ção de uma Academia Sénior será uma estratégia fundamental para o desenvolvimento co-munitário, num país que ainda apresenta muitos problemas a nível económico, social e educa-tivo. Parafraseando Paulo Freire, a educação por si só não muda o mundo, mas a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.
The science has already shown that, in today's societies, people are likely to live longer. The fact that people are living longer does not mean that they are living better, with better quality of life, with better health and having their needs met. In response to this issue, the WHO established different guidelines to support actions to build a society for all ages. The Healthy Aging Decade 2020-2030. It was with this idea that this work was carried out, bearing in mind that the author is Guinean and intends to return to his homeland, also to contribute to improving people's quality of life through the creation of a Senior Academy. It was for this purpose that he carried out a diagnostic work, which began in Faro and concluded in Guinea, where he conducted interviews with various groups, in particular in two communities with an average age of around 70 years, in which the representatives of these communities were illiterate. The idea of creating a Senior Academy is linked to the need to implement educational actions and encourage other activities that respect people's interests in order to promote community animation centered on human development. For the author, the creation of a Senior Academy will be a fundamental strategy for community development, in a country that still has many economic, social and educational problems. To paraphrase Paulo Freire, education alone does not change the world, but education changes people and people change the world.

Description

Keywords

Aprendizagem ao longo da vida Envelhecimento ativo Literacia Academia sénior

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License