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O impacto da distribuição de dividendos nas cotações das empresas que compõem o PSI-20

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorSalsa, Maria Leonor Cruz Dos Reis
dc.contributor.advisorAndraz, Jorge Miguel Lopo Gonçalves
dc.contributor.authorRato, Sérgio Miguel Conceição
dc.date.accessioned2024-07-16T10:49:12Z
dc.date.available2024-07-16T10:49:12Z
dc.date.issued2024-01-18
dc.description.abstractO presente estudo investiga o impacto dos anúncios de dividendos nas cotações das empresas que compõem o PSI-20, analisando o mercado de capitais português durante o período de 2007 a 2021. Foram examinados um total de 219 anúncios de dividendos de 16 empresas. Os resultados obtidos através da metodologia de estudo de eventos indicam que os anúncios de dividendos têm um impacto significativo nas cotações das empresas, independentemente do sentido do anúncio, não se confirmando a Teoria da Irrelevância dos Dividendos. Ao analisar os anúncios por grupos, os resultados revelaram que os investidores reagem de forma diferente a diferentes tipos de anúncios de dividendos. Os anúncios de manutenção de dividendos geram uma reação positiva do mercado, os anúncios de aumento de dividendos resultam em reações diversas e os anúncios de diminuição de dividendos levam a reações negativas. Neste contexto, não existem evidências claras que sustentem uma teoria específica. No entanto, os resultados obtidos não corroboram a Teoria da Preferência Fiscal. Adicionalmente, os resultados também sugerem que o mercado português não é completamente eficiente na forma semiforte em relação a estes eventos.por
dc.description.abstractThis study investigates the impact of dividend announcements on the stock prices of PSI20 listed companies, analyzing the Portuguese capital market from 2007 to 2021. A total of 219 dividend announcements from 16 companies were examined. The results obtained using the event study method indicate that dividend announcements have a significant impact on company share prices, regardless of the direction of the announcement, not confirming the Dividend Irrelevance Theory. When analyzing the announcements by group, the results revealed that investors react differently to different types of dividend announcements. Dividend maintenance announcements generate a positive market reaction, dividend increase announcements result in different reactions and dividend decrease announcements lead to negative reactions. In this context, there is no clear evidence to support a specific theory, however, the results obtained do not corroborate the Tax Preference Theory. In addition, the results also suggest that the Portuguese market is not completely efficient in the semi-strong form in relation to these events.eng
dc.identifier.tid203551974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/25628
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAnúncios de Dividendos
dc.subjectReações do Mercado de Capitais
dc.subjectRendibilidade Anormal
dc.subjectEficiência de Mercado
dc.subjectPSI-20
dc.titleO impacto da distribuição de dividendos nas cotações das empresas que compõem o PSI-20por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Finanças

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