Repository logo
 
Publication

Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticos

dc.contributor.authorGuerreiro, António
dc.date.accessioned2014-04-14T14:57:21Z
dc.date.available2014-04-14T14:57:21Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractEste artigo discute o papel da negociação de significados na definição de conceitos e processos matemáticos em aulas do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Os dados foram recolhidos por mim, por vídeo gravação, em aulas do 1.º ano de escolaridade de dois professores com habilitação profissional para a docência no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, na variante matemática/ciências da natureza. A análise de dados assume uma orientação interpretativa da ação e significação da prática profissional dos professores. Os resultados apontam para a importância da partilha e negociação de significados matemáticos no desenvolvimento de conceitos e processos matemáticos na aprendizagem da desenvolvimento de conceitos e processos matemáticos na aprendizagem da matemática e para o aprofundamento da formação matemática dos professores do ensino básico.por
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologiapor
dc.identifier.citationGuerreiro, A. (2013). Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: Conceitos e processos matemáticos. In Fernandes, J. A., Martinho, M. H., Tinoco, J., & Viseu, F. (Orgs.). Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-24-6
dc.identifier.otherAUT: AGU01063
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3768
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPM/CIEUMpor
dc.relationProfessional Practices of Mathematics Teachers
dc.subjectNegociação de significadospor
dc.subjectPráticas profissionaispor
dc.subjectConceitos e processos matemáticospor
dc.subjectComunicação matemáticapor
dc.titleNegociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleProfessional Practices of Mathematics Teachers
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F098931%2F2008/PT
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Universidade do Minho.por
oaire.citation.endPage465por
oaire.citation.startPage451por
oaire.citation.titleAtas do XXIV Seminário de investigação em educação matemáticapor
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameGuerreiro
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-id3115-78B7-C4A9
person.identifier.orcid0000-0002-4711-4270
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationd6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db
relation.isProjectOfPublication19fdaae4-f2e0-43ab-b6dc-23f3fca09cef
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery19fdaae4-f2e0-43ab-b6dc-23f3fca09cef

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2013_XXIV SIEM_AG.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: