Publication
Cadeias de tarefas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: uma experiência em par pedagógico
dc.contributor.author | Neves, Margarida R. | |
dc.contributor.author | Amado, Nélia | |
dc.contributor.author | Carreira, Susana | |
dc.date.accessioned | 2014-01-16T15:04:55Z | |
dc.date.available | 2014-01-16T15:04:55Z | |
dc.date.issued | 2010-11 | |
dc.description.abstract | O Programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2007) considera que o ensino da Matemática deve ser orientado por duas finalidades fundamentais: a) Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência em Matemática e o desenvolvimento da capacidade da sua mobilização em contextos diversifi cados; b) Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de apreciar esta ciência. A estas finalidades está associado um conjunto de objectivos gerais que contemplam múltiplas dimensões da aprendizagem, tais como: a representação, a comunicação, o raciocínio, a resolução de problemas, as conexões, a compreensão e o uso da Matemática em contextos diversificados. A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática constituem eixos centrais deste programa e importantes orientações metodológicas na estruturação das actividades a dinamizar pelo professor em sala de aula. A resolução de problemas é considerada uma capacidade matemática fundamental; os alunos devem ser capazes de lidar com problemas matemáticos e também com problemas ligados a contextos do seu dia-a-dia e a outros domínios do saber. Trata-se de saber resolver e formular problemas, analisar diferentes estratégias e efeitos de alterações no enunciado de um problema. A resolução de problemas é, não somente, um importante objectivo de aprendizagem como ainda uma actividade fundamental para a aprendizagem dos diversos conceitos, representações e procedimentos matemáticos (ME, 2007). | por |
dc.identifier.issn | 0871-7222 | |
dc.identifier.other | AUT: NAM01269; SCA01809; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3337 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | APM | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Cadeias de problemas | por |
dc.subject | Conexões | por |
dc.subject | Articulação curricular | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.title | Cadeias de tarefas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: uma experiência em par pedagógico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 44 | por |
oaire.citation.issue | 110 | por |
oaire.citation.startPage | 39 | por |
oaire.citation.title | Educação e Matemática | por |
person.familyName | Amado | |
person.familyName | Carreira | |
person.givenName | Nélia Maria | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | 0513-03EB-CEDF | |
person.identifier.ciencia-id | 471D-177C-9C31 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5768-9633 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0746-7258 | |
person.identifier.rid | A-8872-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | ID:55086472100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55092828800 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | dba39ad4-fa0b-4a97-976d-7e5b77f89540 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc |