Repository logo
 
Publication

Cadeias de tarefas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: uma experiência em par pedagógico

dc.contributor.authorNeves, Margarida R.
dc.contributor.authorAmado, Nélia
dc.contributor.authorCarreira, Susana
dc.date.accessioned2014-01-16T15:04:55Z
dc.date.available2014-01-16T15:04:55Z
dc.date.issued2010-11
dc.description.abstractO Programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2007) considera que o ensino da Matemática deve ser orientado por duas finalidades fundamentais: a) Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência em Matemática e o desenvolvimento da capacidade da sua mobilização em contextos diversifi cados; b) Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de apreciar esta ciência. A estas finalidades está associado um conjunto de objectivos gerais que contemplam múltiplas dimensões da aprendizagem, tais como: a representação, a comunicação, o raciocínio, a resolução de problemas, as conexões, a compreensão e o uso da Matemática em contextos diversificados. A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática constituem eixos centrais deste programa e importantes orientações metodológicas na estruturação das actividades a dinamizar pelo professor em sala de aula. A resolução de problemas é considerada uma capacidade matemática fundamental; os alunos devem ser capazes de lidar com problemas matemáticos e também com problemas ligados a contextos do seu dia-a-dia e a outros domínios do saber. Trata-se de saber resolver e formular problemas, analisar diferentes estratégias e efeitos de alterações no enunciado de um problema. A resolução de problemas é, não somente, um importante objectivo de aprendizagem como ainda uma actividade fundamental para a aprendizagem dos diversos conceitos, representações e procedimentos matemáticos (ME, 2007).por
dc.identifier.issn0871-7222
dc.identifier.otherAUT: NAM01269; SCA01809;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3337
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherAPMpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCadeias de problemaspor
dc.subjectConexõespor
dc.subjectArticulação curricularpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleCadeias de tarefas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: uma experiência em par pedagógicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage44por
oaire.citation.issue110por
oaire.citation.startPage39por
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapor
person.familyNameAmado
person.familyNameCarreira
person.givenNameNélia Maria
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-id0513-03EB-CEDF
person.identifier.ciencia-id471D-177C-9C31
person.identifier.orcid0000-0002-5768-9633
person.identifier.orcid0000-0002-0746-7258
person.identifier.ridA-8872-2014
person.identifier.scopus-author-idID:55086472100
person.identifier.scopus-author-id55092828800
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationdba39ad4-fa0b-4a97-976d-7e5b77f89540
relation.isAuthorOfPublication11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cadeias de tarefas.pdf
Size:
927.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.64 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: