Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
927.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2007) considera que o ensino da Matemática deve ser orientado por duas finalidades fundamentais:
a) Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência em Matemática e o desenvolvimento da capacidade da sua mobilização em contextos diversifi cados;
b) Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de apreciar esta ciência.
A estas finalidades está associado um conjunto de objectivos gerais que contemplam múltiplas dimensões da aprendizagem, tais como: a representação, a comunicação, o raciocínio, a resolução de problemas, as conexões, a compreensão e o uso da Matemática em contextos diversificados. A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática constituem eixos centrais deste programa e importantes orientações metodológicas na estruturação das
actividades a dinamizar pelo professor em sala de aula. A resolução de problemas é considerada uma capacidade matemática
fundamental; os alunos devem ser capazes de lidar com problemas matemáticos e também com problemas ligados a contextos do seu dia-a-dia e a outros domínios do saber. Trata-se de saber resolver e formular problemas, analisar diferentes estratégias e efeitos de alterações no enunciado de um problema. A resolução de problemas é, não somente, um importante objectivo de aprendizagem como ainda uma actividade fundamental para a aprendizagem dos diversos conceitos, representações e procedimentos matemáticos
(ME, 2007).
Description
Keywords
Cadeias de problemas Conexões Articulação curricular Matemática
Citation
Publisher
APM